Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro Universitário Celso Lisboa (UCL), em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), passa a oferecer na grade curricular do curso de Educação Física a formação teórica em arbitragem de voleibol de quadra. Com professores treinados pela CBV e conteúdo desenvolvido pela Universidade Coorporativa do Voleibol (UCV), a Celso Lisboa se torna a primeira instituição de ensino do Brasil a oferecer, na grade curricular, o curso chancelado pela CBV.
“A parceria com a CBV, referência na categoria em todo o mundo, eleva o patamar do curso de Educação Física da Celso Lisboa. Vamos potencializar as oportunidades dos alunos e aproximá-los das demandas do mercado. O vôlei brasileiro está cada vez mais estruturado, como podemos ver através dos resultados alcançados pelas equipes em âmbito internacional e do crescente número de competições no Brasil. O profissional que sai da universidade com embasamento nessa área de atuação tem seu campo de atuação ampliado”, diz Ana Cristina Barreto, coordenadora do curso de Educação Física do UCL.

A parceria com o UCL trata-se de um projeto piloto da Universidade Coorporativa de Voleibol, iniciativa da CBV criada em 2012, com o objetivo de promover a profissionalização da cadeia produtiva do esporte.

“Para a Universidade Corporativa do Voleibol, a parceria com instituições de ensino é uma forma de disseminar o conhecimento sobre a estrutura do voleibol, dando oportunidade ao estudante de conhecer as regras do voleibol de forma abrangente e com a nossa chancela. Após a experiência com o UCL, temos planos de replicar o modelo em todo o Brasil”, explica Ricardo Mathias, gerente da Universidade Corporativa de Vôlei.

Para atuar como árbitro em voleibol, o profissional precisa passar por formação teórica e prática oferecida pela CBV, além de realizar estágio na área. Ao promover o primeiro contato do estudante do UCL com a base teórica da atuação em arbitragem, a CBV pretende aumentar o interesse dos estudantes de educação física na atuação nessa área.