![Universidade de Taubaté (UNITAU) unitau-logo](http://defzrfbnd549j.cloudfront.net/images/stories/logos/unitau-logo.jpg)
O curso, criado em 2005, tem com principal objetivo formar profissionais para as áreas de operação e manutenção aeronáuticas, mesclando atividades práticas e teóricas que contribuam para a formação do acadêmico. O curso visa ainda proporcionar uma formação ampla e qualificada, com a utilização de laboratórios equipados com modernos aparelhos que auxiliam no aprendizado, como, por exemplo, um túnel de vento, aeronaves e um avião experimental.
Entre as atividades do profissional da área está o processo de manutenção, que envolve a realização de reparos e inspeções da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem, cuidando também dos sensores e dos instrumentos de controle.
O campo de atuação para o profissional formado é amplo e engloba todas as regiões do país, já que cresce o número de pessoas que utilizam as aeronaves para se locomover. Assim, é necessária mão de obra em diferentes localidades. “Muitas das oportunidades estão concentradas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas no Brasil, de forma geral, existem vagas para profissionais de Engenharia Aeronáutica”, afirma o Prof. M.e Giuliano Gardolinski Venson, docente do curso.
O Vale do Paraíba também é um importante núcleo para o profissional da área, já que reúne importantes centros de pesquisa e de serviços, gerando diversas oportunidades de estágio aos alunos e elevados índices de contratação dos profissionais formados pela Universidade. O salário inicial do profissional recém-formado varia de R$ 4.000 a R$ 5.000.
O diferencial do curso da UNITAU é a composição de seu corpo docente, que conta com profissionais capacitados e atuantes no mercado, que levam para a sala de aula a realidade do mercado.
O curso de Engenharia Aeronáutica funciona no Departamento de Engenharia Mecânica e tem duração de dez semestres. Os interessados podem se inscrever para o Vestibular até o dia 30 de novembro no site da UNITAU (www.unitau.br).