![Study in Holland studyinholland](http://defzrfbnd549j.cloudfront.net/images/stories/logos/studyinholland.jpg)
Vale lembrar que os documentos devem apresentar tradução juramentada para o inglês.
Esses e outros procedimentos vão ser explicados na palestra online organizada pelo Nuffic Neso Brazil, fundação que representa o ensino superior holandês no Brasil. A apresentação é gratuita e acontece nesta quarta-feira (24/10/12). Para participar, basta acessar http://www.ustream.tv/channel/nuffic-neso-brazil a partir das 20hs. Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer melhor as oportunidades de bolsas de estudos e poderão fazer perguntas pelo chat a qualquer momento.
Ø Encontre seu curso
Para candidatar-se a uma vaga, o estudante deve buscar o curso desejado no site da Neso Brazil e entrar em contato diretamente com a universidade do seu interesse. Se aprovado, a própria instituição se responsabiliza pelos trâmites do visto estudantil, o que facilita muito a vida do intercambista.
Ø Bolsa de estudos
Ao todo, as universidades holandesas oferecem mais de 60 oportunidades de bolsas de estudo para brasileiros. Todas elas exigem bom desempenho acadêmico como principal requisito. Fora isso, existe o programa do Governo Holandês, a participação no projeto brasileiro Ciência sem Fronteiras e financiamentos globais, como Erasmus Mundus e Banco Mundial.
Bolsas Institucionais: A principal porta de entrada de Brasileiros no ensino superior holandês. As próprias universidades oferecem bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes com bom desempenho acadêmico. Ao todo são 63 ofertas de programas para brasileiros em todos os níveis e campos de estudo. No link www.nesobrazil.org/bolsas é possível fazer uma busca específica de acordo com a sua área de atuação e nível de graduação pretendido. Mesmo sem ter um programa de bolsas formalizado, as instituições Holandesas costumam oferecer bolsas de estudo para alunos de excelência. Para participar é importante deixar claro seu interesse já no primeiro contato.
Netherlands Fellowship Programme (NFP): Programa de Bolsas do Governo Holandês que visa capacitação profissional. O NFP concede bolsas de estudos para programas de mestrado, PhD e cursos de curta duração. Para se candidatar, o interessado deve estar empregado e escolher um curso que contribua para o desenvolvimento da organização em que ele trabalha. Acesse http://www.nesobrazil.org/nfp para mais informações
Ciência sem Fronteiras: A Holanda participa do Ciência sem Fronteiras oferecendo vagas de graduação, Full doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado. O programa do governo brasileiro pretende enviar cem mil brasileiros para universidades em todo mundo até 2014. Os editais são abertos duas vezes ao ano e a próxima chamada acontecerá em novembro desse ano. Visite swbholland.org para conhecer os prazos e requisitos.
Ø Custo de vida
Sem fins lucrativos e financiada pelo próprio governo, a Holanda oferece anuidades a partir de 4000 euros, bem mais em conta do que grande parte dos destinos tradicionais de estudo. Lembrando que brasileiros com cidadania europeia pagam apenas um valor fixo, que não ultrapassa 2 mil euros por ano. O país também leva vantagem quando levamos em consideração o custo de vida. “Se a hospedagem for em residência estudantil e o transporte uma bicicleta, com 700 euros passa-se bem o mês” , explica o publicitário Marcelo Chiminazzo, que fez uma especialização em marketing na Universidade Saxion de Ciências Aplicadas em 2010.
Ø Terceiro melhor ensino superior do mundo
Com 11 das 14 universidades de pesquisa alocadas no top 200 do ranking das melhores universidades do planeta (sendo 7 delas no top 100), o país é considerado o segundo melhor sistema de ensino superior da Europa e o terceiro melhor do mundo pelo conceituado Times Higher Education Ranking (2012). Um resultado impressionante para um país com apenas 15 milhões de habitantes e uma área territorial menor que o estado do Rio de Janeiro.
Além da qualidade internacionalmente reconhecida e dos custos modestos, a Holanda aposta na interdisciplinaridade para atrair os estudantes brasileiros: “Os Países Baixos oferecem uma grande variedade de cursos e estimulam a conexão entre as diversas áreas de conhecimento. Isso leva o aluno a explorar outras abordagens complementares ao seu objeto de estudo, tornando-se assim melhor preparado para atuar em um mercado globalizado” afirma Remon Daniel Boef, diretor da Nuffic Neso Brasil.
Oportunidades de estudo e bolsas na Holanda - Web Palestra
Data: 24/10/2012
Horário: a partir das 20hs
Local: www.ustream.tv/channel/nuffic-neso-brazil
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.