Entre outros aspectos, o curso tratará da visibilidade e da invisibilidade (anonimato, falsos perfis) no ciberespaço e das modalidades de comunicação utilizadas nas redes sociais em busca de espaço e poder, que subvertem os paradigmas comunicacionais vigentes e determinam novas valorações para os conceitos de verdadeiro e falso.
As aulas abordarão a cibercultura, compreendida como categoria de época, caracterizadora da fase atual do capitalismo tecnológico e considerada em seus elementos fundantes, e consequências para a comunicação social em redes. O conteúdo do curso promoverá igualmente discussões sobre os usos e apropriações das redes sociais na comunicação, as transformações da relação público/privado e as estratégias de visibilidade e anonimato. O programa, que não tem caráter exclusivamente prático nem provê formação em técnicas de comunicação, buscará compreender a comunicação de forma crítica, incentivando a reflexão sobre o vínculo entre as diversas práticas "glocais", bem como a produção de análises sobre a difusão das redes sociais no ciberespaço.
São objetivos do curso: refletir sobre a comunicação em redes sociais, suas funções e modelos, bem como sobre seus reflexos na sociabilidade, na reprodução/reescalonamento da agenda midiática e na construção de uma imagem pública e visível de si em perfis disponíveis na web.
Dirigido a professores, pesquisadores, profissionais e universitários das áreas de Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Administração e Marketing, História, Psicologia, além de especialistas em tecnologia e redes sociais, o curso tem início em 5 de Setembro e aulas sempre as quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na Unidade COGEAE Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.