Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
pucsp-logoO processo de aprendizagem humana é complexo e multidimensional. Envolve aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Os cursos de formação de professores têm frequentemente ressaltado essas dimensões, mas nem sempre priorizam a integração existente entre elas, quando o foco é o desenvolvimento humano. Para enfatizar o entrelaçamento irredutível entre esses aspectos; refutar qualquer reducionismo na constituição humana - seja biológico, social, ou psicológico - e ressaltar a educação como processo vital para o crescimento do sujeito, é que a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), promove o curso “Contribuições das Neurociências para o Fazer Docente”.

O curso lança mão de conhecimentos provindos da neurociência e da psicologia sócio-histórica como recursos teóricos que contribuem para uma compreensão mais ampla do processo de aprendizagem humana e favorecem a reflexão e a possibilidade do participante tomar decisões pedagógicas bem fundamentadas, em sua vida profissional.

Assim, por um lado, um dos principais destaques do curso é o resgate da dimensão biológica – frequentemente pouco discutida – relativa ao substrato neurológico dos fenômenos psicológicos. E de outro, é a ênfase na interação necessária do sujeito com o contexto social, histórico e cultural como condição necessária para que ele aprenda e se desenvolva. Como afirma Antonio Damásio, “os fenômenos mentais só podem ser cabalmente compreendidos no contexto de um organismo em interação com o ambiente que o rodeia”.

Ao longo das aulas serão discutidas as implicações dessa concepção biopsicossocial de homem para a prática docente, enfocando a educação em seu sentido mais amplo. A metodologia do curso é teórico-prática, com aulas dialogadas, discussões em grupo, exibição de vídeos, leitura individual de textosl e estudos de caso.

Coordenado por professores com larga experiência e especialização na área, a proposta do curso decorre da evolução dos estudos de um grupo de pesquisa multidisciplinar e multiprofissional, da PUC-SP, sobre educação e neurociência, formado para organizar e aprofundar o conhecimento existente sobre o assunto e pesquisar sobre questões relativas à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.

Dirigido a educadores em geral que tenha cursado o nível Contribuições das Neurociências para o Fazer Docente, o curso tem início em 11 de Agosto para o nível II: As Condições Biológicas que Comprometem a Aprendizagem em seus Contextos Sociais e aulas sempre aos sábados, das 8h30 às 12h30, no Campus Perdizes, que fica na Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.