![Tintoretto - "Venere e Vulcano" tintoretto-venere-vulcano](http://defzrfbnd549j.cloudfront.net/images/stories/arte/tintoretto-venere-vulcano.jpg)
Ao longo das aulas, discutiremos a arte em relação aos acontecimentos históricos contemporâneos, descobrindo as conexões sutis com os eventos políticos e religiosos de cada época. A história da cultura, motivada por orientações aparentemente artísticas, oculta alguns macros evento de intrigas e relações pessoais. A arte como a filha do seu tempo!
Cada módulo abordará um período cronológico bem delineado, acompanhado de diversas imagens e pinturas, e seleções de textos da época, todos rigorosamente em italiano.
Um mergulho na arte mais famosa do mundo e uma oportunidade para valorizar a diversidade cultural e linguística.
Terceiro Módulo
A arte do século XVII: realismo, classicismo e barroco.
A descrição da arte italiana no século XVII, com suas três vertentes ideológicas e temáticas, parte do que era, de fato, o preâmbulo histórico: a Contra-reforma pelo Concílio de Trento (1545-1563). A censura que a Igreja implementou também atingiu o mundo da literatura e especialmente da arte, o principal meio de persuasão de massas da época, com um excessivo rigor religioso que condenava as características refinadas, o erotismo e as referências sutis das pinturas maneiristas. Uma parte dos grandes artistas e pensadores da época reagiram, adaptando-se aos novos padrões moralistas; um outro grupo sofreu condenação da Inquisição, como Tintoretto, forçado a mudar a sua Últiima Ceia, ou Giordano Bruno, filósofo dominicano queimado vivo acusado de heresia. Conhecido também é o caso do famoso afresco de Michelangelo na Capela Sistina, onde os poderosos nus foram cobertos com "braghette" para cobrir a indecente nudez. O século XVII surgiu com base na bandeira das contradições. O rigor cultural proferido pela Igreja foi, lentamente, se apagando, sendo substituído por uma nova política religiosa que teve como objetivo capturar os fiéis pelo fascínio, enquanto a oposição veio de várias frentes: desde grandes revoluções na ciência (12 mar 1610, Galileu publicou seu tratado sobre astronomia Sidereus Nuncius) passando pelo mundo da pintura com o surgimento de gêneros como paisagem e natureza morta, surgindo também um ramo da arte que tomava como referência a antiguidade clássica, com o seus temas mitológicos e idealizados. A arte de século XVII pareceu então dividir-se em mais linhas, na verdade interligadas entre si: o naturalismo de Caravaggio, o ideal clássico dos Carracci e de sua Academia degli Incamminati até o começo do Barroco, em que a pintura, arquitetura e ficção cênica juntaram-se em uma explosão de riqueza, tornando esta, paradoxalmente, a arte da Igreja Católica e de Roma. As personalidades de Bernini e Borromini completam a arte desses anos, juntamente com uma breve viagem ao longo do século seguinte, com a extrema beleza alcançada pelo Rococó.
Aulas às segundas-feiras, das 19hs às 21hs, de 20/08/12 a 08/10/12.
Nível mínimo exigido: Básico 2 (Elementar 2).
Investimento: R$ 599,00 (parcelado em até setembro).
Inscrições: até 15 de agosto de 2012
Professora: Eleonora Bascherini
Casa di Dante - ICIB Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro
Rua Frei Caneca, 1071 (próx. ao metrô Consolação)
Tel.: (11) 3285.6933
www.icib.com.br / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.