Na ocasião, serão disponibilizadas 160 vagas para os alunos de Guarabira e 40 para os do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) de Campina Grande, que poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o artigo 1º da Constituição Brasileira de 1988, tema que será debatido.
Segundo o professor José Belarmino, um dos organizadores do curso, esta será a primeira ação acadêmica que poderá render, no futuro, um curso de intercâmbio entre professores pesquisadores da área de Direito da UEPB e docentes que lecionam em universidades europeias. “Como temos alguns professores que estudam a mesma linha de pesquisa, estamos tendo a oportunidade de receber o professor Lucio para esse curso que poderá ser o primeiro de muitos outros que proporcionem essa troca de conhecimentos”, argumentou.
Como o Centro de Humanidades de Guarabira e o de Ciências Jurídicas de Campina Grande estão promovendo cursos de pós-graduação em Direitos Fundamentais e Democracia, a intenção é promover mais eventos desse gênero para estimular a produção acadêmica dos alunos e avançar na construção do projeto de Mestrado que deverá ser oferecido a partir do ano que vem.
“A vinda de um dos grandes nomes do Direito Público italiano à UEPB é muito importante, porque queremos dar sequência à modalidade de intercâmbio entre os professores da UEPB e os da Itália e Espanha, por exemplo, como também avançar na finalização do projeto do curso de Mestrado que queremos oferecer já a partir do final deste ano ou início do próximo”, disse.
Os alunos inscritos para participarem do curso de Jurisdição Constitucional e Direitos Fundamentais estarão reunidos no auditório do CH de Guarabira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 18h. A atividade é gratuita.