“As crianças estão convivendo com doenças antes exclusivas dos adultos como hipertensão, colesterol alto e diabetes”, afirma a Profa. Sônia Malheiros, do curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas da USF (Universidade São Francisco).
Na pós-graduação, os alunos irão desenvolver módulos que proporcionam conhecimentos inovadores na área como Seminários em Tópicos Emergentes, Biologia Molecular Aplicada às Análises Clínicas e Integração na Interpretação de Exames Laboratoriais. As áreas de atuação variam de hospitais públicos, privados a laboratórios de análises clínicas.
As inscrições já estão abertas e as aulas iniciam no dia 5 de março.
Para saber mais, acesse www.usf.edu.br/especializacao.
Diabetes e as crianças
A má alimentação e o estilo de vida sedentário são os principais agravantes que contribuem para o cenário atual. Antes restrita como uma doença de adultos, hoje, a Diabetes Mellitus (DM) acomete 285 milhões de casos no mundo e estima-se que o número possa dobrar até 2030. Dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao biênio de 2008 e 2009, indicam que as taxas de obesidade entre meninos e meninas entre 5 e 9 anos cresceram quatro vezes mais nos últimos 10 anos - de 4,1% a 16,6% e 2,4% para 11,8%, respectivamente.
De acordo com a Profa. Sônia, medidas simples permitem a prevenção e o tratamento da DM em crianças. “O primeiro passo é o diagnóstico precoce, por meio da investigação laboratorial da glicemia em crianças consideradas em risco (as obesas, sedentárias, com sintomas clássicos da doença, com histórico familiar de DM, etc). O segundo passo é implementar hábitos de vida saudáveis desde a primeira infância: suco de fruta sem açúcar, ingestão de verduras e legumes, evitar as bolachas recheadas e alimentos industrializados, alimentos integrais, além da prática regular de qualquer atividade física”, ressalta.
Pós-Graduação em Análises Clínicas na USF
Primeiro curso de Análises Clínicas em Campinas, a especialização da USF capacita profissionais da saúde para o diagnóstico laboratorial desta e de outras patologias, em suas diversas particularidades. Atualizado, o curso tem o objetivos de fornecer a fundamentação teórica abrangendo as correlações clínicas, diferentes técnicas e recursos laboratoriais para a obtenção do diagnóstico mais adequado.
Serviço
Pós-Graduação em Análises Clínicas
Onde: USF – Campus Campinas
Endereço: Rua Waldemar César da Silveira, 105
Mais informações: www.usf.edu.br