A UAB Campinas já concluiu o processo seletivo do curso Especialização em Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que terá início no dia 11 de fevereiro. A turma terá 50 alunos e o curso possui duração de 360 horas/aula.
A especialização Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, da Universidade Federal Fluminense está em andamento e tem previsão de término em dezembro de 2012.
Outros dois cursos devem ser oferecidos ainda este ano na UAB Campinas: Especialização em Ed. Especial – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Especialização em Mídias na Educação-Universidade Federal de Uberlância (UFU), ainda sem previsão de datas. O polo da UAB em Campinas funciona no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional "Professor Milton Santos" (Cefortepe), ligado à Secretaria Municipal de Educação.
Seleção de tutores
Além do curso de graduação em pedagogia, a Unifal está com processo seletivo aberto para quatro tutores presenciais para atuarem no polo de apoio presencial de Campinas, no curso de pedagogia-licenciatura, que está com inscrições abertas.
As inscrições estão abertas até o dia 9 de fevereiro e devem ser feitas via Correios. As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital 04/2012 que está na página http://cead.unifal-mg.edu.br/index.php/editais.
Os pré-requisitos dos candidatos são: graduação em Pedagogia, experiência comprovada mínima de um ano no magistério do ensino básico ou superior; formação pós-graduada comprovada, ou estar cursando pós-graduação e residir em Campinas.
O professor tutor presencial é responsável por acompanhar o aluno no ambiente e atende presencialmente em caso de dúvida. A carga horária para os tutores é de 20 horas semanais e o valor da bolsa é R$ 765.
UAB em Campinas
O polo da UAB Campinas existe desde abril de 2010. A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB funciona como um articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, e tem como objetivo expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País e incentivar a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.
Mais informações a respeito de cursos e vagas podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo telefone (19) 3252-2657.
Sobre a UAB, acesse o site www.uab.capes.gov.br.
(Com informações da Prefeitura de Campinas)