O PEI-BRAS foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade de Barbados e a UFPA, com apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). O curso foi concebido porque há a constatação de que as publicações na área médica se dão, substancialmente, em inglês e também existem muitas oportunidades de formação em países anglófonos, mas poucos candidatos estão preparados.
“O inglês domina a literatura médica, sendo os principais jornais, livros e sites sobre os temas da área publicados nessa língua. O aperfeiçoamento de profissionais, desde residência, especialização e até mestrado e doutorado, em nível internacional, depende, em grande parte, de conhecimentos avançados em uma língua estrangeira, sendo, indubitavelmente, o inglês o idioma que abre o maior leque de oportunidades àqueles interessados em se desenvolver plenamente”, afirma o professor Hilton Pereira da Silva, coordenador do Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Ambiente (Lebios), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA e coordenador do Programa de Intercâmbio no Brasil.
Pré-Requisitos – Os interessados em participar do I PEI-BRAS devem ter alguma experiência em inglês, como haver concluído um curso básico (tendo cursado pelo menos quatro semestres de estudo) ou o equivalente em termos de conhecimento ou prática do idioma. O Programa é aberto a todos os profissionais e estudantes que tenham interesse na área de Saúde.
Cronograma – O curso será realizado de 4 a 29 de julho de 2011. Serão quatro semanas, com cinco dias de atividades por semana , totalizando uma carga horária de 100 horas. Ao longo das aulas, os alunos do PEI-BRAS serão submetidos a avaliações sobre estruturas gramaticais, expressões idiomáticas, comunicação intercultural, vocabulário biomédico geral e escrita científica, e participarão de atividades extramuros para conhecer de perto o Sistema de Saúde Centro Americano. O curso é certificado pela UWI.
Objetivo – Após a conclusão do Programa, os estudantes estarão capacitados para se comunicarem em inglês com pacientes, profissionais da área biomédica e com pessoas de outros setores. Além disso, terão conhecimentos específicos sobre interpretação de tabelas esquemáticas, notas, formulários, prescrições, leitura e entendimentpo de artigos da área, preparação e apresentação de trabalhos em conferências em língua inglesa.
Paraíso natural - Barbados é considerado o terceiro país mais desenvolvido das Américas. A University of the West Indies (UWI) tem larga experiência em cursos de inglês para estrangeiros, e a região é um paraíso natural que oferece excelentes opções culturais e de entretenimento, além de formação profissional de alta qualidade. A UWI providencia o visto de entrada para os estudantes, que terão acesso a toda a infraestrutura universitária. Chega-se à Ilha por meio de um voo direto via São Paulo (para conhecer a UWI e Barbados, visite: www.cavehill.uwi.edu e www.barbados.org).
Serviço:
Os interessados no I PEI-BRAS podem contatar o coordenador do curso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (91) 8867-872. Para obter mais informações, é possível acessar o site da Prointer e também http://www3.ufpa.br/ multicampi/TempAscom/UWI.pdf
Assessoria de Comunicação da UFPA