As palestras, abertas ao público, acontecerão sempre a partir das 19 horas. As atrações vão desde Design sustentável, passando pelo Design digital e gráfico, até Design automobilístico.
O evento este ano, focado no mercado de trabalho, receberá nomes como Gilberto Strunck, autor do livro "Como criar identidades de sucesso", o criador da Brasília VW, Ari Rocha e os responsáveis pela implantação da nova Identidade Visual do Canal GNT, Ricardo Moyano e Márcio Fábio Leite. Além disso, Millie Britto, designer da Casa da Moeda do Brasil virá falar sobre filatelia e numismática, Marcos Braga, da FAU/USP virá falar da História do Design e terá Erick Grigorovski, discutindo sobre motion design.
Participação dos alunos
O evento este ano contou com a participação efetiva dos alunos na organização do evento, o que para o Coordenador de Atividades Complementares, Moacyr Ennes, " foi altamente gratificante ver este engajamento em todos os níveis da organização".
Um dos acadêmicos que participou desta organização foi Jader Mattos, do 5º período do curso. Ele comentou que o primeiro desafio foi criar a identidade visual. Para isso, revela o aluno, “a primeira coisa que fizemos foi pensar e discutir sobre o termo ‘fundamental’ e o que isso significa na profissão de designer. Foi então que nos veio à mente algumas palavras como início, princípio, essencial, indispensável, base, sólido, construção...”, afirma.
Jader comenta ainda que os envolvidos sabiam que design é embasado em pesquisa, análise, referencial, técnica. “Com isso em mente, e tendo já consolidada a tríade do Alarme Coletivo - conhecimento, aplicação e resultado - inspirada num dos capítulos do livro “A empresa orientada pelo design” de Marty Neumeier, elegemos o iceberg como símbolo desse conceito por representar exatamente isso: O processo muitas vezes desconhecido da maioria é fundamental para um bom design”.
Afinal, prossegue o futuro designer, “quantas vezes você ouve a palavra design no seu dia-a-dia? Nunca foi tão comum as propagandas usarem essa ‘palavrinha mágica’ para atribuir valor a um produto. Quantas vezes você lida, se relaciona com o design durante o seu dia, desde a hora em que desliga o despertador do seu celular até o último clique no mouse antes de ir dormir? Não restam dúvidas, design é fundamental! Ele está em tudo, mas acredite, o que você sabe, ouve ou vê é apenas a ponta do iceberg”, finaliza.
Assessoria de Imprensa UniFOA