Serão duas as linhas de pesquisa do novo programa: Tecnologia, regulação e sociedade; e Economia política do estado nacional e da governança global.
"No Paraná não existe nenhum curso desse tipo", comenta Victor Pelaez, professor do Departamento de Economia da UFPR e coordenador do projeto. "Há em diferentes países do mundo uma falta de capacitação de profissionais ligados às áreas de formulação e implementação de políticas públicas."
O corpo docente será formado por 17 professores dos departamentos de Ciências Sociais, Direito, Filosofia, Economia e Planejamento e Administração Escolar da UFPR.
A seleção está prevista para o final do primeiro semestre deste ano. As aulas das primeiras turmas começam em agosto.
O público-alvo são profissionais da administração pública, profissionais do setor privado que se relacionem com o setor público, pesquisadores e alunos das áreas de sociais aplicadas, humanas, jurídicas e tecnológicas.
O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR já mantém um site provisório com algumas informações sobre o projeto recém-aprovado pela Capes.
Os interessados podem inclusive usar um formulário para se cadastrar e receber informações sobre o calendário do processo de seleção. O edital será divulgado nos próximos meses.
O coordenador de Programas Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFPR, Edilson Silveira, informa que há ainda uma outra proposta de novo curso da universidade em tramitação na Capes. Trata-se do Mestrado Profissional em Gestão Universitária.
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPR (site provisório)
http://www.ufpr.br/adm/templates/index.php?template=2&Cod=7390
Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná