A formação em Psicodrama – como é conhecida a produção de Jacob Levy Moreno (1889-1974), fundada no teatro espontâneo - constitui-se como oportunidade ímpar de diferenciar-se como profissional, para de modo ético e competente, intervir e possibilitar a transformação das relações interpessoais, grupais e societárias nos mais diferentes contextos contemporâneos. Abrem-se novos horizontes para o aprimoramento da prática e da pesquisa-ação na atuação profissional.
De acordo com a área profissional do interessado, o curso atende aos focos: psicoterápico - voltado para a clínica/saúde- recebendo psicólogos e médicos e sócio-educacional - voltado para o ensino-aprendizagem, orientação, gestão/cultura – recebendo profissionais de diferentes formações que atuam em grupos. O curso articula assim, as perspectivas em que se dão os contratos de trabalho com Pessoas, Grupos, diferentes Organizações e Comunidades.
O Psicodrama foi introduzido no Brasil na década de 60 e vem crescendo progressiva e significativamente em todo o mundo, como seus Congressos Brasileiros, Iberoamericanos e Internacionais o confirmam.
Fundado no Projeto Moreniano, científicamente denomindo SOCIONOMIA, o Programa do Curso instrumentaliza o participante para a ação/intervenção, leitura e pesquisa sócio-psicodramática nos contextos da escola, da clínica, da empresa, das diferentes organizações e da comunidade, segundo sua formação profissional. Como abordagem teórico-metodológica em ciências psico-sociais parte de uma visão de Homem e de Mundo que apreende a condição existencial nas tramas relacionais. Busca o resgate de ser espontâneo-criativo, respondendo aos apelos atuais para a transformação do Homem e de suas relações, presentes nas interfaces das situações concretas do cotidiano, dos projetos profissionais e da dimensão sócio-histórica em que nos inserimos.
Organizado em cinco módulos, a matriz curricular se articula em “Núcleo Comum”- áreas teórica e metodológica/técnica, (todos os profissionais cursam juntos) e “Núcleo Específico” - áreas vivencial e prática (sócio-educadores e psicoterapeutas cursam em sub-grupos específicos).
Dirigido a profissionais com formação universitária: pedagogos, professores, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de RH, gestores, coordenadores e demais profissionais que lidam com grupos, o curso tem início em 11 de Março e aulas sempre as sextas-feiras, das 19h30 às 21h30 e aos sábados, das 9 às 13h30, na Unidade Cogeae Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.
Informações sobre horário:
* Um sábado por mês, das 15 às 18 horas (atos socionômicos: encontros mensais abertos à comunidade).
Obs.: a partir do módulo III, o horário será ampliado em razão da prática supervisionada.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.