Para a aquisição de uma nova língua existem duas posições: a primeira acredita que o estrangeiro adquire a língua-alvo por imersão e, a segunda, por ensino formal. O curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), é dividido nos níveis básico e intermediário e defende o ensino formal do português brasileiro, buscando atender a falantes estrangeiros que precisam aprender o português brasileiro para melhor se comunicar.
São objetivos do curso: possibilitar a integração de alunos estrangeiros na comunidade linguística brasileira; desenvolver o aprendizado do português brasileiro, tanto em atividades de sala de aula quanto em visitas guiadas; propiciar ao aluno o uso efetivo do português brasileiro e capacitar o aluno a entender e a se fazer entender em português brasileiro.
Dirigido a estrangeiros em geral, o curso tem início em 15 de Março e aulas sempre as terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, no Campus Perdizes, que fica na Rua Ministro Godói, 969 – Perdizes, São Paulo.