
Este curso pretende mostrar as múltiplas representações e funcionalidades do espaço rural da América Latina. “É uma proposta inovadora de analisar os processos e as transformações sociais, ambientais, políticas, econômicas e culturais do rural. Trata-se de uma perspectiva transdisciplinar que vislumbra romper com a fragmentação do pensamento, da compreensão da realidade e da pesquisa em relação ao rural”, explica o professor Queiroz Neto.
A grade curricular do curso foi desenhada para permitir que o aluno construa conhecimentos sobre o espaço rural, a partir do território e do desenvolvimento em suas múltiplas escalas, complexidades, conflitos e contradições. De acordo com o professor Gláucio Rolloff, “os estudantes irão aprender as noções de segurança alimentar, que implica a independência dos países e regiões para produzirem o que a população local necessita consumir, de modo sustentável socialmente, economicamente e ambientalmente”, destacou.
“O egresso do curso de Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar deverá ter desenvolvido a capacidade crítico-analítica da realidade, de modo a propor novas formas de interação da sociedade com a natureza e da agricultura com o meio ambiente, valorizando a diversidade cultural e social”, salienta o Pró-Reitor de Graduação da UNILA, Orlando Pilati.
Os profissionais formados neste curso poderão atuar em instituições públicas e privadas, ONG's e associações, realizando atividades de educação, extensão e gestão diretamente com agricultores familiares de qualquer país da América Latina.
Inscrições
Para inscrever-se no processo seletivo, basta acessar http://inscricao.unila.edu.br/. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou telefone (45) 3576-7307. As inscrições terminam no dia 13 de fevereiro. Também há vagas nos cursos de Ciência Política e Sociologia, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Civil e de Infraestrutura, Ciências Econômicas, História, Letras, Geografia, Antropologia, Relações Internacionais, Ciências da Natureza e Ciências Biológicas.