O gosto pela música é com certeza a paixão de muitos jovens. Muitos deles tocam algum instrumento há anos, já formaram banda e até tocaram no barzinho do bairro. A dedicação para divulgar o som que eles fazem é grande, mas poucos escolhem seguir a diante com este sonho por alguns equívocos. Optando por fim outro curso e mantendo a música apenas como hobby. Muitos imaginam que para viver de música é necessário estar nas paradas de sucesso, pois só assim será possível sobreviver neste meio.
O que não é verdade, pois o campo musical, além de ser amplo, paga um bom salário. Segundo Aída Machado, coordenadora do curso de música da Faculdade Cantareira “é mais importante gostar de estudar música do que gostar de música. É preciso ter disciplina, dedicação e disponibilidade para estudar e praticar diariamente”.
A faculdade irá ensinar teoria musical, história da música e aguçará os ouvidos dos alunos, a gostar de todos os estilos de música, para que na criação de uma nova composição o original esteja sempre presente. É importante lembra os interessados, que para cursar música é necessário saber tocar um ou mais instrumentos, isto porque o curso é um dos que obriga a aplicação da prova de aptidão.
Após a formação, o músico pode atuar em diversas áreas, como apresentação de shows e concertos, dar aulas, compor músicas para apresentações teatrais, filmes ou cantores, criar jingles publicitários ou dedicar-se aos estudos acadêmicos. Outro caminho a seguir é atuar como maestro ou instrumentista, nas maiores orquestras brasileiras, o salário gira em torno de 5 mil reais. “para participar das orquestras é necessário fazer uma prova, quando houver vaga para músicos” diz Aída .
Para quem deseja conquistar o público internacional, uma boa dica é trabalhar no exterior. A boa música brasileira já conquistou muitos estrangeiros, portanto a fama do Brasil é vantajosa para quem quer atuar em outros países. As chances de encontrar um bom emprego fora do Brasil são maiores, assim como o reconhecimento da profissão.
É importante ressaltar que para começar na carreia é necessário possuir uma ótima formação acadêmica e cultural, e batalhar muito. “Invista em cultura em geral, vá a bons concertos e shows de bons músicos, adquira a bibliografia específica e gravações”, recomenda a coordenadora. Aída Machado aconselha não pular as fases de preparação profissional na área artística, e alerta: “o crescimento na área demanda tempo e persistência”.
Onde cursar:
Faculdade Cantareira:
Rua Marcos Arruda, 729 – Bairro do Belém
Tel. (11) 2790-5900
http://www.cantareira.br/



