O ex-ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Petrobras, Shigeaki Ueki, faz palestra na Unicamp nesta terça-feira (20), às 10h30. Sua fala, no Centro de Convenções da Universidade, marca a abertura das comemorações na Unicamp do centenário da imigração japonesa no país. Ueki trata em sua palestra sobre “Energia – perspectiva sobre o petróleo, gás natural e outras fontes de energia no Brasil”. As inscrições para a palestra de Ueki são gratuitas e podem ser feitas on line.
Ueki
Shigeaki Ueki graduou-se em ciências sociais e jurídicas pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1959. Após a graduação, atuou como consultor jurídico de várias empresas comerciais e industriais, além de fazer parte de conselhos de entidades de classe. No setor público, exerceu as funções de assessor do ministro da Indústria e do Comércio, membro da Delegação Brasileira na Associação Latina de Livre Comércio (Alalc), consultor do Departamento de Assuntos Sociais na Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington.
A nomeação para ministro de Estados das Minas e Energia do Governo Ernesto Geisel aconteceu em 1974. Em 1979, com o término da gestão, foi nomeado presidente da Petrobras pelo então presidente da república, João Batista Figueiredo. Apesar de assumir a companhia no momento em que ocorreu o segundo choque de petróleo, Ueki conseguiu elevar a produção de petróleo de 160 mil para 500 mil barris por dia. A performance fez com que Figueiredo o nomeasse embaixador do Brasil na Comunidade Européia. Em toda sua carreira, Ueki soma 27 condecorações conferidas por órgãos nacionais e internacionais.
UNICAMP Agência