Para isso, o Semape está organizado em torno das principais discussões estabelecidas na BNCC, enquanto documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver durante a educação básica, buscando sua formação integral.
A programação prevê, além da abertura no turno da manhã, uma roda de conversa com representantes de cada área do conhecimento. “Docentes de diferentes áreas do conhecimento discutirão as principais mudanças e implicações, propostas pela BNCC, no trabalho do professor em sala de aula”, explicou a coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen) da UPF, professora Me. Maria de Fatima Baptista Betencourt. À tarde, ocorrem os minicursos. “Esse momento é quando as diferentes áreas do conhecimento, os diferentes segmentos da escola, assim como professores ligados à gestão escolar e à avaliação oferecem um momento de reflexão sobre questões mais específicas, corroborando com o trabalho realizado na parte da manhã”, pontuou a professora.
De acordo com Maria de Fatima, mais uma vez, o Semape quer aproximar a UPF e sua comunidade de abrangência. “A intenção é que, juntos, possamos discutir os caminhos da educação e que isso se configure como uma ação conjunta e de responsabilidade de todos que estão preocupados com a qualidade dos processos educacionais realizados na escola de educação básica, principalmente os seus principais partícipes: os professores”, completou.
Inscrições e informações
As inscrições para o 11º Semape e para o 9º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de agosto, pelo site upf.br/agenda, no link Inscrições para Eventos. Mais informações sobre os eventos e a programação completa de minicursos podem ser encontradas no site upf.br/semape.
Serviço:
O que: 11º Semape e 9º Encontro de professores e estagiários das licenciaturas
Quando: 29 de agosto
Onde: Centro de Eventos, Campus I da UPF
Inscrições: até 27 de agosto, pelo link