Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
scienze cognitiveQuestões étnico-raciais, uso do audiovisual e o impacto de novas tecnologias de informação serão os principais temas em debate no seminário internacional “Como Você Ensina? Novos desafios e estratégias no ensino de Ciências Sociais e História”. Promovido pela Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC), o evento será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, na sede da FGV.
Ao longo de três dias de debate, especialistas nacionais e internacionais irão discutir e socializar com professores novas formas de ensinar Ciências Sociais e História, tanto na rede básica como na educação superior. Segundo João Maia, que coordena o evento junto com Letícia Ferreira, Mônica Kornis, Vivian Luiz Fonseca, Thaís Blank e Ynaê Lopes dos Santos — todas do FGV CPDOC —, ainda existem poucas reflexões sobre os temas do encontro nos cursos de Ciências Sociais.

“Essa diversidade é importante, pois há pouca reflexão nos cursos de graduação em Ciências Sociais sobre a forma como ensinamos nossas disciplinas (Antropologia, Sociologia e Política) para os jovens bacharelandos. Ainda temos um modelo muito baseado em leitura de textos e discussão em sala. E os estudantes acabam desenvolvendo poucas habilidades de pesquisa empírica e outras competências fundamentais para um cientista social”, completou o professor do FGV CPDOC.

Um das propostas em destaque no encontro será estimular professores e estudantes a desenvolver novas formas de pesquisar a sociedade e de analisar dados. “Hoje é praticamente impossível falar sobre política sem pensar nas redes sociais e seus efeitos sobre as opiniões. Como ensinar um jovem estudante de Ciências Sociais a pensar as redes sociais como um espaço para coleta de dados e análise? Quais as técnicas disponíveis? No caso do ensino médio, como desenvolver nos jovens habilidades para seleção de dados e interpretação, já que há uma abundância de informações disponíveis?”, observa João Maia, um dos coordenadores do evento.

Já com relação ao ensino de História, a equipe do FGV CPDOC pretende ressaltar a importância da discussão de estratégias de ensino sobre questões étnico-raciais.

“Vivemos num país no qual a escravidão foi elemento definidor de nossa identidade e de nossas relações sociais. Como o professor pode trabalhar diferentes fontes que permitam ao estudante desenvolver reflexões informadas sobre o tema? Como usar os recentes bancos de dados sobre tráficos de escravos? Como trabalhar a memória da escravidão no espaço urbano de nossas cidades? E, fundamentalmente, como desenvolver nos estudantes uma percepção da relevância da discussão sobre o racismo na sociedade brasileira e seus efeitos contemporâneos sobre a vida de nossa juventude?”, acrescenta o professor do FGV CPDOC.

Já a discussão sobre audiovisual é central para as duas disciplinas. Segundo o professor João Maia, “é importante trabalhar com os estudantes a educação do olhar, ou seja, a capacidade de ler e analisar imagens, e não apenas utilizá-las de forma acessória. O audiovisual permeia nossa sociedade, mas muitas vezes os estudantes não analisam as escolhas políticas e estéticas que orientam a produção dessas imagens.    

Em 2018, O FGV CPDOC pretende lançar um e-book com os resultados das análises desencadeadas a partir das discussões do seminário e também com a experiência da equipe do projeto “Educação e Inovação” da Escola de Ciências Sociais da FGV.

Serviço:

Evento: Seminário internacional “Como Você Ensina? Novos desafios e estratégias no ensino de Ciências Sociais e História”.
Local: FGV (Praia de Botafogo, 190, Botafogo). No dia 28, o encontro acontece no auditório 1333 (13º andar). Nos dias 29 e 30, no auditório 537 (5º andar).
Site: http://cpdoc.fgv.br/como-voce-ensina-2017

PROGRAMAÇÃO

1º Dia – 28 de agosto (segunda-feira) -  Auditório 1333
Mesa I: Ensino de história e Relações Étnico-Raciais
10:00h às 12:30h
Maria Cláudia Cardoso (UNILAB/Bahia)
Alex Rojas Martinez (Colômbia/ Universidade del Cauca)
Valesca Almeida (Colégio Pedro II e coletivo Kizomba/Rio de Janeiro)

2º Dia – 29 de agosto (terça-feira) - Auditório 537
Mesa II: Ensino de Sociologia e novas tecnologias digitais.
10:00h às 12:30h
Lambros Fatsis (Inglaterra/ University of Southampton)
Julia Polessa (UFRJ/ Rio de Janeiro)

Oficina I: Relatos de experiência de ensino: experiências pedagógicas em debate | Mediação: comissão organizadora
14:00h às 18:00h

3º Dia – 30 de agosto (quarta-feira) – Auditório 537
Mesa III: Reflexões sobre audiovisual e ensino
10:00h às 12:30h
Adriana Fresquet (UFRJ)
Marcos Napolitano (USP)

Oficina II: Relatos de experiência de ensino: experiências pedagógicas em debate
14:00h às 18:00h