O workshop internacional é um fórum para a troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em produção mais limpa, projetadas para auxiliar a almejada mudança para uma sociedade sustentável. Produção Mais Limpa é um conceito que vai além do simples controle da poluição. Envolve pesquisa e desenvolvimento de novos processos, materiais e produtos que resultem em maior eficiência no uso de recursos e energia.
Os pesquisadores Diego e Rachel integram o Grupo de Pesquisa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais da Unisul (Gpctim). “A Unisul firma com esses trabalhos, cada vez mais, sua postura de compromisso e responsabilidade de apoio a pesquisa inovadora, crescimento acadêmico de seus alunos e à contribuição para um desenvolvimento social mais sustentável”, contextualiza a professora Rachel.
A apresentação oral do artigo Reuse of post-consumer polyethylene terephthalate in the construction industry (Reutilização de tereftalato de polietileno pós-consumo na indústria de construção) no congresso internacional será no dia 25 de maio. Na pesquisa, Diego Marques aborda a reutilização de materiais descartados, PET, para uso na construção civil.
Para a elaboração ode seu artigo, a professora Rachel, que também será coordenadora de seção, contou com a parceria dos professores Ricardo L. Barcelos (SENAC) e Alexandre A. Leripio (UNIVALI). “Dessa forma contribuímos para a política da Unisul de integração de instituições”, pondera a pesquisadora. O artigo Analysis of the Technological Impact for Industry and its Effects on the Production and Destination of its Waste: A Case Study of the Industry of Surfboards (Análise do Impacto Tecnológico para a Indústria e seus Efeitos na Produção e Destinação de seus Resíduos: Estudo de Caso da Indústria de Surfboards) aborda o impacto da introdução de novas tecnologias nas estruturas industriais e os respectivos impactos na produção e gestão dos resíduos desta indústria.