Além da excelência educacional, essas cidades oferecem uma atmosfera mais tranquila, se comparada à agitação de Londres e são o lar de importantes universidades como as de Sheffield, Exeter e Glasgow, que estão entre as 100 melhores do mundo, segundo o World University Rankings de 2016-2017, e estarão na feira! Outras instituições de cidades menores também aparecem nos rankings de excelência mundial, lembrando que o Reino Unido é constituído por Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Abaixo estão algumas delas e que tem a presença confirmada na Feira.
Na Inglaterra:
Nottingham
Lar de lendas como Robin Hood, a cidade de Nottingham conta com uma estátua dedicada ao personagem. As fantásticas paisagens da cidade podem ser vistas do topo de Castle Rock e o palácio ducal abriga o Museu do Castelo e Galeria de Arte, que oferecem informações sobre a formação da cidade. Um dos pubs mais antigos da Inglaterra fica em Nottingham, o Ye Olde Trip to Jerusalem, construído nas rochas, sob o castelo de Nottingham. Você também pode explorar as profundezas subterrâneas da região: a Cidade das Cavernas possui um curtume medieval e um poço encantado. Nottingham fica a menos de 2 horas de trem ao norte de Londres.
Sheffield
Sheffield é a casa do Sheffield FC, o primeiro clube de futebol da história, fundado em 1857, além de ser a cidade onde foram formadas as bandas de rock Def Leppard, Arctic Monkeys, Pulp e Bring Me The Horizon. Na Idade de Ferro, no século I, a tribo celta "Brigantes" construiu uma fortaleza contra o avanço dos Romanos na área que hoje faz parte do bairro de Wincobank, no nordeste da cidade. Sheffield fica próxima ao primeiro parque nacional da Grã-Bretanha – Peak District. Conheça as cavernas e a cidade spa de Buxton, ou visite Chatsworth House, um dos mais majestosos palacetes da Grã-Bretanha. A Universidade de Sheffield é a número 1 em satisfação dos estudantes, Segundo pesquisa da Times Higher Student Experience Survey 2015-15.
Newcastle
No nordeste da Inglaterra, Newcastle e Gateshead estão frente a frente nas margens do Rio Tyne, encontrando-se no deslumbrante Quayside. A Ponte do Milênio de Gateshead e o Anjo do Norte, uma escultura em aço desenhada por Sir Antony Gormley são algumas das atrações das regiões. Newcastle fica a cerca de 3 horas de Londres. Haverá palestra da Universidade de Newcastle sobre a vida de estudante na cidade durante a feira UK Universities.
York
Esta cidade medieval é parada obrigatória para os amantes da história. A Catedral de York é uma atração especial: trata-se da maior construção em estilo gótico do norte da Europa.
York originalmente foi capital de um território viking, e este período na história pode ser explorado no Jorvik Viking Centre. Você pode chegar à Universidade de York em 2 horas, partindo de trem de Londres.
Na Escócia
Glasgow
Glasgow é uma cidade que nasceu na Idade da Pedra e é, ao mesmo tempo, moderna e cheia de diversão. A cidade possui mais de 20 museus e galerias de arte e é particularmente relevante para os interessados em cultura contemporânea. A cidade também é o lar da Scottish Opera e do Scottish Ballet. A cena musical de Glasgow é vibrante e bandas à beira do sucesso costumam se apresentar no King Tut’s Wah Wah Hut, como foi o caso da banda Oasis. A cena musical de Glasgow ferve. Se quiser conhecer o próximo sucesso a estourar nas paradas, assista a um show no King Tut’s Wah Wah Hut. Foi aqui que a banda Oasis se revelou e assinou um contrato em 1993. Fãs de arquitetura podem conhecer o The Lighthouse, o centro nacional para arquitetura e design da Escócia.
Serviço
UK Universities 2016 – Rio de Janeiro
27 de outubro
Hotel Sofitel Copacabana
Shopping Cassino Atlântico - Av. Atlântica, 4240 - Copacabana, Rio de Janeiro
Horário de visitação: das 16h00 às 21h00 – entrada franca
UK Universities 2016 – São Paulo
29 de outubro
Hotel Tivoli Mofarrej
Alameda Santos, 1437 - Cerqueira César
Horário de visitação: das 14h00 às19h00 – entrada franca
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br.