“O Holoceno forneceu ao longo dos últimos 10 mil anos um clima razoavelmente estável em nosso planeta, o que favoreceu a construção da sociedade, do clima e da biodiversidade que temos hoje. Entretanto, as emissões de gases de efeito estufa tiraram o clima desta estabilidade e esforços científicos, políticos e sociais terão que ser feitos para estabilizarmos de novo o clima de nosso planeta em algum novo patamar. Cientificamente, qual é tarefa que nos espera? Como entender um sistema tão complexo e dinâmico como o clima de nosso planeta? E a governança necessária para implementar medidas que estabilizem o clima global? Seremos capaz de construí-la?”, diz Artaxo.
O pesquisador é também membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. É membro da equipe do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007, além de integrar outros painéis científicos internacionais.
A palestra tem entrada franca e será transmitida ao vivo pela internet, em www.iptv.usp.br.
O evento ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, r. do Matão, travessa R, nº 187, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/col%C3%B3quio-do-ifusp-prof-paulo-artaxo-ifusp.
Agência FAPESP