Ferraz Mello falará sobre como os sistemas planetários extrassolares recém-descobertos exibem novos exemplos de sistemas de órbitas periódicas e obrigam a generalizar metodologias clássicas, de modo a permitir o estudo de sistemas com planetas em órbitas de grandes excentricidades.
Mas esses sistemas ainda são pouco conhecidos e suas órbitas, em geral, mal determinadas. Simulações procuram completar o conhecimento observacional estabelecendo condições de contorno e as fronteiras entre sistemas estáveis e sistemas caóticos e instáveis.
Ferraz Mello tem notável experiência na área de Astronomia, com ênfase em dinâmica do sistema solar e sistemas planetários extrasolares, atuando principalmente nos seguintes temas: asteroides, ressonancia, marés, caos e planetas extrasolares.
A União Astronômica Internacional deu o nome “Ferraz-Mello” ao asteroide 1983 XF (5201). O professor recebeu do governo brasileiro a grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2007, recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa do Observatorio de Paris. Em 2015, ganhou o prêmio Brouwer da American Astronomical Society/Division of Dynamical Astronomy.
O evento é gratuito e ocorrerá a partir das 16 horas no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, r. do Matão, travessa R, nº 187, Cidade Universitária, São Paulo.
Haverá transmissão ao vivo pela internet, em www.iptv.usp.br.
Mais informações: http://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/evento/col%C3%B3quio-do-ifusp-prof-sylvio-ferraz-mello-iag-usp
Agência FAPESP