Publicado em 2015, o livro traz, em 14 capítulos temáticos, uma compilação de estudos em diferentes aspectos das estruturas sociais e econômicas consideradas centrais nos estudos sobre desigualdades, tais como: participação política; acesso a educação, saúde e serviços públicos; inserção no mercado de trabalho; raça e estudos de gênero. Também foram contemplados no livro estudos detalhados acerca das conexões entre desigualdade e a trajetória das migrações e a filiação religiosa.
Todos os capítulos têm estudos quantitativos e longitudinais baseados em dados de seis edições do Censo Demográfico, de 1960 a 2010. O estudo examina as conexões entre diversas macrotransições – do país rural ao urbano; do regime autoritário ao democrático; da economia estagnada até a crescente – e a direção das políticas públicas dos governos democráticos. Para mais informações sobre o livro leia matéria publicada na Agência FAPESP.
O seminário reunirá coautores desse estudo considerado dos mais abrangentes já realizados sobre as várias manifestações de desigualdade no maior país da América do Sul, bem como acadêmicos de instituições norte-americanas.
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento no endereço www.wilsoncenter.org/event/trajectories-inequality-brazil.
Agência FAPESP