Durante a palestra “Ranking das Universidades Brasileiras: Desempenho na Pesquisa e no Ensino”, Meneghini procura esclarecer questões relacionadas ao surgimento dos rankings universitários e seus efeitos na qualidade das universidades. Especificamente no caso do Ranking RUF, Meneghini discute se é possível perceber falhas na política de estruturação das universidades brasileiras pelo Ministério da Educação (MEC).
“Internacionalmente, os rankings universitários não são novidade. No Brasil é uma nova cultura de avaliação e autoavaliação que está se impondo gradualmente. Os rankings tornam-se uma ferramenta para orientar alunos, pais de alunos, docentes e dirigentes de instituições de ensino”, afirma Leandro Innocentini Lopes de Faria, professor do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar.
O RUF, por exemplo, é uma avaliação anual do Ensino Superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Em sua análise, leva em consideração indicadores distribuídos em cinco categorias. Pesquisa acadêmica é o que tem maior peso, seguido pela qualidade de ensino e avaliação do mercado de trabalho. Também são considerados a internacionalização e a inovação. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.
Além do RUF, Meneghini é coordenador científico da Biblioteca Digital SciELO, que contém 280 periódicos científicos brasileiros. Foi professor do Instituto de Química da USP até 1998 e pesquisador 1A do CNPq em Bioquímica até 2005. Em 2001 foi condecorado com a comenda de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2001.
A palestra é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar, com apoio do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais). O evento ocorre às 16 horas, no Auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.