A cidade de São Carlos, próxima ao município de Araraquara, na região centro-leste do estado de São Paulo, dista 230 quilômetros da capital.
Na noite de domingo, 12 de julho, a presidente da SBPC, Helena Nader, presidirá a sessão solene de abertura com a presença de diversas autoridades e integrantes da comunidade científica de todo o País. Os diretores científico e de Tecnologia da FAPERJ, Jerson Lima e Eliete Bouskela, respectivamente, estarão presentes à cerimônia. Na dia seguinte, dia 13, o evento será aberto ao público, com palestra do ministro da C,T & I, Aldo Rebelo, que falará sobre a importância da ciência como instrumento de soberania nacional e bem-estar da população.
O presidente da FAPERJ, Augusto C. Raupp, avalia que o evento é uma excelente oportunidade para reunir um número representantivo de pesquisadores e debater os rumos da C,T&I brasileiras. “Realizada desde meados do século passado, a Reunião anual da SBPC é o grande encontro dos amigos da ciência brasileira. Reunidos por uma semana, gestores públicos e comunidade acadêmica encontram-se para valiosas discussões, que podem incrementar ainda mais a produção científica e tecnológica nas diferentes regiões do País, contribuindo para seu desenvolvimento econômico e social”, destaca. Em entrevista concedida a diferentes órgãos de imprensa esta semana, a presidente da SBPC, Helena Nader, defendeu a necessidade de investimentos em educação como essenciais para a criação de uma economia inovadora, e defendeu o aumento do diálogo com a comunidade científica internacional.
A FAPERJ, mais uma vez, marca presença no evento, com um estande no pavilhão da Expo T&C, onde diversas Instituições de ciência e tecnologia, universidades e agências de fomento marcarão presença, realizando atividades e apresentando seu trabalho ao público. No estande da FAPERJ, os visitantes encontrarão uma maquete tridimensional do mapa do estado, com a localização das principais instituições de ensino e pesquisa fluminenses. Ao selecionar uma dessas instituições em um dos quatro totens ali instalados, os visitantes verão sua localização exata no mapa e poderão acompanhar, em um dos quatro monitores ali instalados, a exibição de imagens e informações da instituição selecionada. Aproximadamente 300 instituições estarão sendo apresentadas no local.
Como acontece todos os anos, essa edição da SBPC também contará com atividades paralelas, como palestras, conferências, workshops e minicursos ministrados por pesquisadores de todo o Brasil. Haverá ainda sessão de pôsteres com trabalhos de universitários, pós-graduandos e participantes da Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), a segunda edição da SBPC Indígena, a SBPC Jovem – com atividades interativas na área científica voltadas para estudantes de ensino básico –, e a SBPC Cultural, que dará destaque a shows e apresentações centradas na cultura regional.
Para ver a programação completa do evento, acesse o endereço abaixo (PDF):
http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/arquivos/programacao.pdf.
Assessoria de Comunicação FAPERJ