Novello apresentará um panorama geral do sucesso e das dificuldades da teoria da relatividade geral em seu centenário e abordará algumas tentativas recentes de sua superação.
“Em particular, veremos que a ideia original de Nordstron, Einstein e outros – que no começo do século passado tentaram construir uma teoria da gravitação tendo como base um campo escalar – é possível de ser implementada de modo semelhante como a relatividade geral se desenvolveu, isto é, por meio de sua geometrização”, disse.
Novello criou, em 1976, o Grupo de Cosmologia e Gravitação do CBPF, inaugurando o estudo sistemático da Cosmologia no Brasil. Trabalhou como pesquisador no CBPF por quatro décadas, tendo recebido um prêmio em 2006 como o cientista que mais orientou trabalhos de mestrado e doutorado na história do centro.
O físico recebeu em 2004 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França) por seus estudos sobre modelos cosmológicos sem singularidade.
Mais informações sobre o colóquio: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (11) 3091-6965
Agência FAPESP