Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Um dos maiores especialistas mundiais em biomecânica do músculo, o suíço-canadense Walter Herzog irá ministrar no dia 8 de maio, quarta-feira, a palestra “Muscles and Sport Performance”. O evento começa às 11h no Bloco V do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A organização é do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) e do Grupo de Pesquisa em Biodinâmica (GPBIO).
O evento é gratuito e aberto ao público. A palestra será em inglês, sem tradução. São esperados estudantes e professores de graduação e pós-graduação em Educação Física, Engenharia Biomédica e demais interessados em pesquisas recentes sobre a capacidade de geração da força muscular.

Walter Herzog é professor da Universidade de Calgary (Canadá). Sua pesquisa está focada na biomecânica do sistema musculoesquelético. Ele é especialista na área de crescimento, recuperação e adaptação dos tecidos moles (ligamentos, tendões, músculos e cartilagem articular) e duros (osso).Ele trabalha experimentalmente e teoricamente no nível molecular/celular, in vitro, in situ e in vivo. Suas pesquisas também envolvem a manipulação de células, testes mecânicos, modelagem de elementos finitos, simulações e teorias do crescimento e adaptação.

Autor de mais de 280 publicações em jornais científicos, cinco livros e diversos capítulos, Herzog recentemente publicou uma pesquisa que indica que a toxina botulínica (botox) pode se espalhar facilmente para músculos além da região injetada. Segundo seus estudos, isso pode enfraquecer os músculos vizinhos e até causar paralisia.

Walter Herzog está no Brasil para organizar o Congresso Mundial de Biomecânica, que será sediado pela primeira vez no país, entre os dias 4 a 9 de agosto na cidade de Natal (RN).