O tema foi escolhido devido ao grande interesse de alunos e professores em discutir o assunto, na Semana Científica, realizada em setembro do ano passado, no campus da faculdade. “Como o programa inclui diferentes áreas do conhecimento - Humanas, Saúde e Exatas - achamos interessante abordar o tema em diferentes vertentes, como forma de promover o desenvolvimento didático-pedagógico da sociedade, de forma lúdica”, explica a professora Márcia Varrichio, médica e pesquisadora em biotecnologia vegetal.
No total serão realizados oito encontros. O primeiro focará a construção do conceito, seguido pelos que abordarão assuntos como Ética e Estética, Estilo de Vida, Meio Ambiente, Ecoespiritualidade, Doenças Crônico-degenerativas e Qualidade no Início e no Fim da Vida.
Desde sua criação, em 2009, o Café Filosófico Quântico, a cada ano, realiza encontros para a discussão de assuntos diversificados. No ano passado, por exemplo, o tema central foi a Ecoespiritualidade (termo introduzido por Leonardo Boff), que contou com a participação de membros do corpo docente e da comunidade petropolitana (artista plástica, professores de arte e música, adolescentes de Ongs e pesquisadores) que contemplaram atividades diversificadas, visando sustentabilidade, ética e cidadania para a comunidade petropolitana e de outros locais.
Em 2011, a professora doutora em filosofia, Márcia do Amaral, debateu a evolução histórica do conceito de ciência. E no ano anterior, participantes conheceram diferentes modelos de pesquisa em três grandes áreas de formação (Ciências Exatas, Humanas e Biológicas), com a presença de convidados de várias instituições de pesquisa de Petrópolis e do Rio de Janeiro.
Informações
Data: 6 de março
Horário: 12h às 13h45
Local: Auditório do Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro)