O pesquisador falará sobre como as igrejas neopentecostais se constituem mais como "pronto-socorros espirituais" do que como lugar de construção de uma ordem moral baseada na ideia de fraternidade. Além disso, também debaterá a evolução do processo ocidental de religiões tradicionais (catolicismo e protestantismo histórico), que estariam estagnadas enquanto outras que requerem sacrifício de seus seguidores ganham terreno.
Desde 2007, Lehmann realiza pesquisas sobre a religião evangélica e também sobre multiculturalismo e políticas de ação afirmativa no Brasil, México e Peru. Entre seus principais trabalhos estão: Democracia e desenvolvimento na América Latina (1990), A luta pelo espírito (1996) e Refazendo o judaísmo israelita.
A palestra ocorrerá às 10 horas no Auditório do Departamento de Sociologia, localizado na área sul do campus São Carlos.
Mais informações podem ser obtidas com o professor André Ricardo de Souza pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (16) 3351-8922.
Agência FAPESP