
O 2º Congresso Anual vai discutir alternativas para enfrentar o desafio da inclusão em um mundo que cria excluídos. Marcado em Belém, principal cidade da Amazônia, o Congresso se propõe ainda a analisar como a globalização - que também gera exclusões - afeta o ecossistema e as populações da região.
Estudiosos renomados do Brasil e da Europa já foram confirmados para o evento. Entre eles estão Profº Clélio Campolina Diniz (Reitor UFMG), Roberto Vecchi (Università di Bologna) e Cecília Leite (IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).
Mesas de discussões
Ao todo serão cinco mesas de discussões durante o evento. A mesa 1 será sobre Perspectivas de Inclusão, abordando diferentes cenários que se colocam no ambiente da crise mundial. A mesa 2, Exclusão/Acesso à Informação, vai tratar da era das redes sociais e da banalização do uso da internet frente aos muitos segmentos da sociedade que permanecem excluídos do direito à informação. O objetivo desta mesa é avaliar a importância de políticas públicas que favoreçam a inclusão digital, além de discutir o direito de propriedade intelectual na rede e de softwares livres.
A Exclusão/Inclusão Econômica será tema da mesa 3, que vai falar sobre os resultados das políticas de distribuição de renda do governo brasileiro na última década atráves do aumento real do salário mínimo, do programa Fome Zero e dos diversos programas de bolsas. Vai citar ainda experiências de desenvolvimento regional como formas de inclusão econômica e social. Na mesa 4 será abordada a Exclusão/Inclusão Social, analisando os vários aspectos da exclusão social - étnica, etária, cultural - e buscando entender os fatores geradores destes processos.
A última mesa terá como tema “O mundo dala da Amazônia e a Amazônia fala para o mundo”. Esta pretende ser uma oportunidade para que pesquisadores e agentes políticos e culturais das causas amazônicas possam debater acerca do discurso estereotipado sobre a região. Este painel será complementado por uma exposição fotográfica de jovens paraenses.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)