Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
study in holland Destino europeu ainda pouco explorado pelos brasileiros, a Holanda está de braços abertos para receber estudantes de todas as partes do globo. Listado pelo ranking da revista Times como o terceiro melhor sistema educacional do mundo, o ensino superior holandês possui cerca de 1700 cursos ministrados em inglês em todas as áreas de conhecimento.
Os custos modestos e a facilidade na obtenção do visto são outros pontos que contam a favor do país “A própria universidade faz os trâmites do visto estudantil, o que facilita muito a vida do intercambista” explica Remon Daniel Boef, diretor do Nuffic Neso Brazil, escritório que representa o ensino superior holandês no Brasil. Mantida e financiada pelo próprio governo, a educação superior holandesa oferece anuidades baixas, em comparação com outros destinos tradicionais de estudo. Existem opções de cursos de mestrado, por exemplo, com um ano de duração, a partir de 7.500 Euros por ano. Mesmo assim é possível participar dos programas de bolsas de estudos oferecidos pelo governo holandês e pelas próprias universidades.

Uma das opções é o Netherlands Fellowship Programme. Voltado para profissionais de meio de carreira, o NFP oferece cursos de curta duração, programas de mestrado e doutorado-sanduíche. Para concorrer à bolsa, o candidato precisa de uma indicação do seu empregador, que deve deixar claro que a formação terá impacto na produtividade do profissional e da empresa. A pesquisadora Emly Costa concluiu mestrado em Planejamento Urbano na Erasmus University Rotterdam por meio da bolsa, que cobriu todos os custos referentes às anuidades acadêmicas, livros e passagens aéreas - inclusive das viagens ao Brasil durante o curso para trabalho em Campo.

Para quem ainda está dando os primeiros passos na carreira, é possível tentar uma das bolsas de graduação-sanduíche ofertadas pelo programa Ciência sem Fronteiras. A iniciativa do governo brasileiro está com inscrições abertas até o dia 25 de janeiro para diversos países, mas somente na cooperação com a Holanda os estudantes aprovados têm liberdade para escolher em qual universidade desejam estudar. Para concorrer, é preciso ser brasileiro, estar matriculado em um curso de nível superior em uma das áreas prioritárias do programa, haver cumprido entre 20% e 90% do currículo do curso e se comprometer, após a conclusão da graduação, a permanecer no Brasil por um período equivalente ao dobro da duração do curso no exterior.

Os interessados poderão esclarecer suas dúvidas participando da web palestra promovida pela equipe do Nuffic Neso Brazil no dia 21 de janeiro, às 15 horas. Durante o evento será possível fazer perguntas em tempo real e ouvir as dicas de quem já passou pela experiência de viver e estudar.

Para participar basta acessar http://new.livestream.com/nufficnesobrazil