Segundo os organizadores, a quinta edição é lançada em um momento de discussão sobre o acesso à informação, com a edição da lei 12.527/2011, conhecida como “Lei de Acesso à Informação”.
“Movimentos como esse indicam que há uma consciência emergindo na sociedade brasileira de que a informação é um bem de muito valor, ao qual temos direito inalienável. Não só as universidades e os órgãos de pesquisa precisam de informação para suas análises, mas cidadãos em geral necessitam de informações para tomar suas decisões, tanto na vida cotidiana como num âmbito político mais amplo”, destacam.
Impulsionado pelos Planos Nacionais de Direitos Humanos, o NEV/USP produziu quatro relatórios nacionais de direitos humanos (1999, 2001, 2006, 2010) com o intuito de monitorar graves violações de direitos humanos, em cada um dos estados da Federação.
A solenidade de lançamento contará com as presenças dos coordenadores e pesquisadores do NEV/USP, envolvidos direta e indiretamente na produção do relatório, além da presença de membros de instituições parceiras e de autoridades ligadas aos direitos humanos.
A solenidade será realizada no Centro Universitário Maria Antônia, Salão Nobre, 3º andar, das 9h às 11h, seguida de uma coletiva de imprensa, das 11h às 12h. O endereço é rua Maria Antônia, 258/294, Vila Buarque, São Paulo.
Mais informações: www.nevusp.org, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (11) 3091-4965.
Agência FAPESP