A palestra será coordenada pelo professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Luiz Roberto Giorgetti de Britto, que atua na área de neurociência, com abordagem comparativa e multidisciplinar sobre a comunicação celular no sistema nervoso.
No dia 8, os trabalhos terão início às 8h30, com uma palestra apresentada pelo professor do Departamento de Farmacologia e Toxicologia da Universidade de Toronto, L. Trevor Young, cuja principal linha de pesquisa está focada no entendimento do processo que lideram as mudanças nas estruturas cerebrais em pacientes com transtorno bipolar e como essas mudanças podem ser atingidas por meio de drogas estabilizadoras do humor. O coordenador da mesa será o professor titular e chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, Eurípedes Constantino Miguel
Em ambos os dias da conferências, plenárias serão realizadas com a participação de pesquisadores da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) e Universidade de Toronto, e abordarão temas como neuroimagem e neuroanatomia, envelhecimento, desordens do comportamento e neurogenética. Também serão promovidas sessões de apresentações orais, de curta duração, com pesquisadores das três instituições.
O evento, que também marca as festividades dos 100 anos da FM e de dos 60 anos da FMRP, será realizado no Teatro da Faculdade de Medicina da USP (Avenida Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo). Mais informações podem ser obtidas no site do programa.
O Programa USP Conferências foi criado no ano passado, com o objetivo de fomentar a discussão dos grandes temas e desafios da ciência, da tecnologia e da sociedade no século 21 para além do âmbito acadêmico. As conferências estão agrupadas em dez temáticas diferentes, distribuídas em todas as áreas do conhecimento (ciências da vida, humanas e sociais aplicadas, e exatas e tecnológicas).
Anualmente, são realizadas cerca de dez conferências, além de uma conferência especial da Pró-Reitoria de Pesquisa. Em 2012, foram realizadas conferências sobre ciências da terra, identidades, desafios da globalidade, estresse, engenharia, nanotecnologia, doenças cardiovasculares e duas conferências especiais, uma sobre o mar e a esta sobre neurociência.