Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Cultura, Educação Matemática e Escola”. Esse é o tema do 4º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, que ocorre no período de 13 a 17 de novembro de 2012, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Estudantes de graduação, de pós-graduação, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, sócios e não sócios da Associação Brasileira de Etnomatemática (ABEm) participam do evento que acontece no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica, no campus básico da instituição no bairro do Guamá.
Objetivo – O Congresso visa à promoção do amplo debate sobre os problemas de pesquisa no âmbito da Etnomatemática, relacionados com o ensino escolar, tendo como referências principais os estudos realizados pelos pesquisadores, nos últimos quatro anos. O evento abordará, também, as atuais demandas do processo de ensino/aprendizagem, a formação de professores, a formação da escola, bem como o estabelecimento de novas perspectivas educacionais, nos diferentes grupos socioculturais.

Segundo a coordenadora do comitê regional do evento, professora doutora Isabel Cristina Lucena, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA (IEMCI), as três primeiras edições do Congresso foram no sudeste e nordeste do Brasil e havia uma alta expectativa para que a 4º edição ocorresse no Pará. “É uma grande possibilidade de oportunizar maior intercâmbio entre pesquisadores e professores da região Pan-Amazônica. A programação do evento prevê um momento especial em relação ao desenvolvimento dos estudos e pesquisas em Etnomatemática, na Região Norte”, apontou a professora.
Para mais informações sobre o Congresso, programação e taxas de inscrição, acesse o site oficial do evento em http://www.cbem4.ufpa.br/.

Serviço:
IV Congresso Brasileiro de Etnomatemática
Local: Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica- campus básico da UFPA.