Já no dia 08, as atividades se estendem das 10h30 às 20h30. Na programação, exposição de colares africanos, Roda de Capoeira, Cine-Debate e o Salão Espaço Coisa D’Negro (confecção de penteados). Mesas-redondas com profissionais de diferentes áreas de conhecimento são outro destaque e vão tratar dos temas: “A Desigualdade Racial e os Impactos das Políticas Públicas no Combate a Discriminação” e “Educação e Formação para o Sucesso”.
Os participantes também poderão conferir trabalhos dos cursos de História (O negro e o índio no Samba Enredo); Pedagogia e Letras (Educação para a Igualdade Racial – Cotas); Educação física (Aprendendo Capoeira); Gastronomia (As influencias africanas e indígenas na Gastronomia Brasileira); Farmácia (Medicina indígena e africana) e Ciências Biológicas (Fauna Comum entre Brasil e África).
Paralelo ao evento, o Centro Cultural da UNISUAM apresenta uma exposição “Candaces Brasileiras”, que também apresenta criações ligadas ao tema. As atividades acontecem na unidade Bonsucesso da UNISUAM - Av. Paris, 72.