Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
kim phucA vietnamita Kim Phúc, conhecida como a menina que aparece numa foto marcante da Guerra do Vietnã, estará na Unisul no dia 11 de outubro, às 15 horas, no auditório C da unidade Pedra Branca (Palhoça), onde participará de uma conversa com os acadêmicos da área da Saúde, e contará a sua historia de vida e sua experiência sobre o tema. Kim vem para Florianópolis a convite da Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Em sua primeira visita ao Brasil, ela fará a palestra de abertura do VIII Congresso Brasileiro de Queimaduras, para a qual elegeu o tema "Minha vida com queimaduras”.

Kim Phúc tinha 9 anos quando ocorreu o bombardeio no vilarejo em que vivia no Vietnã, que lhe deixaram marcas de queimadura por todo o corpo. A foto de Huynh Cong, conhecido como Nick Ut, mostra Kim correndo pelada no meio da rua com outras crianças em meio a fumaça dos ataques percorreu o mundo e se tornou no maior símbolo contra a Guerra do Vietnã. , num evento para lembrar a Guerra, em Washington-EUA, perdoou a pessoa que lançou a bomba de napalm sobre a vila.

Kim foi designada embaixadora da Unesco em 1994. Desde então, dedica-se à promoção da paz e à Fundação Internacional Kim, que ajuda crianças vítimas de guerras. A fundação fornece suporte médico e psicológico como forma de superar as experiências traumáticas.Atualmente, Kim Phúc vive no Canadá com o marido e filhos e ajuda a financiar projetos de escolas e hospitais em países como Uganda, Timor-Leste, Romênia, Tadjikistão, Quênia e Afeganistão.

A palestra de abertura do Congresso é restrita aos profissionais de Saúde inscritos no evento e o encontro na Unisul também terá transmissão em tempo real pela web, através de link que estará disponível no dia, na página www.unisul.br/eventos/home.html