Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo promove, entre os dias 2 e 4 de outubro, a XII Semanajur, no auditório do Cenforpe (Centro de Formação de Professores de São Bernardo do Campo). Com o tema central “O Direito e as mídias sociais”, o evento discute o avanço da tecnologia no contexto jurídico, que remete a presença da internet, tablets e celulares, bem como as redes sociais cada vez mais presentes em nosso dia a dia.
Dividido em nove palestras ministradas nos períodos da manhã e noite durante os três dias, a Semanajur 2012 traz discussões sobre privacidade na internet (redes sociais), crimes cibernéticos, comércio eletrônico, tele trabalho, direito digital empresarial, ganho de agilidade nos processos do Poder Judiciário, entre outros assuntos de grande relevância.

Segundo o Prof. Dr. Vladimir Balico, coordenador do evento, a FDSBC ciente de sua função social para além da função educacional, escolheu o tema “O Direito e as mídias sociais” para discutir as implicações que tais meios de comunicação trazem ao Direito no Brasil e no mundo. “A tecnologia está em nossas vidas por todos os lados, seja no convívio pessoal, social ou econômico, estreitando a comunicação ou agilizando atividades de trabalho. Conhecemos toda e qualquer obra de arte, estudamos, consumimos, trocamos notícias, fotos, vídeos, músicas e até sentimentos, sem mesmo conhecer quem está do outro lado”, enfatiza Balico.

Mas qual o limite ético e jurídico estabelecido nessas relações? O questionamento permeia toda a discussão, exposta por renomados especialistas, tais como: Dr. Ivan Sartori, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Leandro Bissoli, advogado especialista em Direito Digital e sócio do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, Dr. Renato Ópice Blum, advogado e economista, é Conselheiro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, Dr. Adalberto Simão Filho, Mestre e Doutor em direito empresarial pela PUC/SP, Dr. Sidnei Oliveira, consultor, autor e palestrante com expertise em Conflitos de Gerações¸ Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Talentos e Redes Sociais, Dra. Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital e Direito Criminal, Dr. Sérgio Pinheiro Marçal, Mestre em Direito pela PUC/SP, focado em comércio eletrônico e direito do consumidor, Dr. Otávio Pinto e Silva, Mestre, Doutor e Livre-Docente pela Faculdade de Direito da USP, além de professor da área de Direito do Trabalho e Dr. Giuliano Giova, Perito judicial em questões de alta tecnologia e diretor do Instituto Brasileiro de Peritos. 

No dia 4 de outubro no período noturno, o espetáculo “12 homens e uma sentença”, encerrará as atividades. A peça teatral é uma adaptação do filme americano protagonizado por Henry Fonda e Jack Lemmon em 1957. Encenado pela primeira vez no Brasil, o espetáculo foi indicado duas vezes ao Prêmio Shell e já contabiliza mais de 100 apresentações para 30 mil espectadores.

O evento é voltado para toda comunidade acadêmica, estudantes de Direito de outras instituições, além de profissionais da área.

A participação de alunos e ex-alunos é gratuita com prévia inscrição através do portal: www.direitosbc.br. Os demais interessados também devem se inscrever pelo site e pagam R$22,00 por palestra. A peça é gratuita para ambos.

Serviço:

Programação:

02/10/2012 – MANHÃ – 08h30
Tema da Palestra: Desafios ao Poder Judiciário
Palestrante: Dr. Ivan Sartori

02/10/2012 – NOITE – 19h30
Tema da Palestra: Aspectos jurídicos criminais das redes sociais
Palestrante: Dra. Gisele Truzzi

Tema da Palestra: Processo eletrônico Trabalhista
Palestrante: Dr. Otávio Pinto e Silva

03/10/2012 – MANHÃ – 08h30
Tema da Palestra: Dr. Leandro Bissoli
Palestrante: Direito Digital e as Mídias Sociais

Tema da Palestra: Dr. Adalberto Simão Filho
Palestrante: Direito Digital empresarial e seus aspectos relevantes

03/10/2012 – NOITE – 19h30
Tema da Palestra: Dr. Sérgio Pinheiro Marçal
Palestrante: O comércio eletrônico e o Código de Defesa do Consumidor

Tema da Palestra: Dr. Giuliano Giova
Palestrante: Novos Desafios da Prova e Perícia Eletrônica em Mídias Sociais

04/10/2012 – MANHÃ – 08h30min
Tema da Palestra: Dr. Renato Ópice Blum
Palestrante: O Direito e as mídias Sociais

Tema da Palestra: Dr. Sidnei Oliveira
Palestrante: Jovens Talentos e As Mídias Sociais

04/10/2012 – NOITE – 19H30
Espetáculo: 12 homens e uma sentença
Sinopse: Os doze jurados devem decidir se condenam ou não à morte na cadeira elétrica um jovem acusado de assassinar o pai. Surpreendente exercício de argumentação e conflito de paixões acirradas. Adaptação inédita para os palcos do clássico filme dos anos 50, tem direção de Eduardo Tolentino e traz no elenco os atores Adriano Bedin, Brian Penido, Ricardo Dantas, Zé Carlos Machado, Oswaldo Mendes, Augusto Cesar, Fernando Medeiros, Haroldo Ferrari, Henri Pagnoncelli, Oswaldo Ávila, Riba Carlovich, Gustavo Trestini e Ivo Muller. O texto de Reginald Rose tem tradução de Ivo Barroso, encenação de Eduardo Tolentino de Araújo e cenografia e figurino de Lola Tolentino.

O calor escaldante do Verão de nova York faz o suor pingar do rosto dos 12 homens trancados a chave numa pequena e claustrofóbica "sala de júri". Depois de dias de julgamento, está em suas mãos decidir a sorte do réu. O mais importante: o veredicto precisa ser unânime. Se os 12 enclausurados jurados considerarem o réu culpado do assassinato do próprio pai, ele será executado, mas se um deles tiver uma dúvida razoável a respeito da culpabilidade, o garoto não poderá ser condenado.