Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Entre os dias 10 e 13 de setembro a FAAT realizou o seu XI Simpósio de Educação e Cidadania, que reuniu programação direcionada para alunos e interessados pelos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Matemática e Letras. A cerimônia de abertura foi realizada no Clube Recreativo Atibaiano e contou com a participação de renomados palestrantes que compartilharam com os alunos presentes, seus conhecimentos e experiências relacionados com o tema “Formação de Professores”.
O evento teve, ainda, apresentação da Banda Sinfônica Primeiro Movimento - FAAT e de um coral de estudantes que executaram duas músicas em libras.

Participaram da mesa redonda os seguintes convidados: Iete Rodrigues Reis, professora e Secretária de Educação de Atibaia, Yêda Maria da Costa Lima Varlotta, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Edson Antonio Gonçalves, Mestre em Artes Visuais pela Universidade de Campinas - Unicamp e Cezar Cavanha Babichak, professor de Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP.

A importância da formação continuada de professores, tanto em relação aos aspectos teóricos como ao preparo para lidar com situações práticas e enfrentamento de problemas que emergem da realidade educacional contemporânea foram assuntos em destaque.

Para a palestrante Iete Rodrigues Reis, o professor nunca está completamente formado, ele deve estar constantemente em processo de aprimoramento, porém, destacou: “não se trata apenas de fazer cursos, participar de congressos, e sim, associar teoria com desenvolvimento humano que resulte em uma prática pedagógica que pense o aluno de forma integral”.

A Secretária comemorou, ainda, a parceria firmada com os cursos de Pós-graduação da FAAT, que entre outras ações da Secretaria de Educação, certamente contribui para o excelente resultado das escolas municipais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2012.

O prof. Gilvan Elias Pereira, diretor acadêmico da FAAT, também destacou a importância da FAAT como instituição formadora de professores que atuam nas escolas de educação básica do munícipio e região. Disse estar certo de que a FAAT forma, em seus quatro cursos de licenciatura, profissionais socialmente comprometidos e tecnicamente qualificados para contribuírem com a melhora do ensino em nossa região.

A programação do Simpósio continuou durante a semana com oficinas, palestras e outras atividades no Campus Dom Pedro. O encerramento foi realizado no Colégio FAAT e reuniu apresentações artísticas de alunos dos cursos de licenciaturas.