A abertura do evento acontece às 9h, com welcome coffee e credenciamento. Em seguida, os participantes vão poder conferir a palestra “A economia criativa como meio de valorização do território e seu desenvolvimento local”, com a professora e coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM, Maria Geralda Miranda. Ainda na parte da manhã, das 11h às 12h, acontece o “Espaço Práticas e Soluções”, onde serão apresentados projetos da UNISUAM voltados para o desenvolvimento de comunidades do Rio de Janeiro. Entre eles estão o “Asas da Maré”, “Letraguia: o letramento no Complexo da Maré” e o “Cozinhando o desperdício no Alemão e na Cidade de Deus”, que capacita a comunidade para o reaproveitamento de alimentos e ensina formas de evitar o desperdício de alimentos.
A partir das 13h30, começa o “Espaço Tecnologias Sociais Verdes”, que vai mostrar diversos projetos da universidade que desenvolvem tecnologias sustentáveis. O “Sabão Ecológico” é um deles e aborda a reciclagem de óleo de cozinha usado e sua transformação em sabão. Outras iniciativas que serão explicadas para o público são “Telhados Verdes”, “Manejo Agroecológico de pastagens” e “Projeto D'água”.
Para finalizar a programação, a Mesa-Redonda “Novas TICs, Educação e Cidadania: Comunicação Global x Local” será moderada pelo Jornalista e Professor Dr. Ovídio Motta. O Fórum de Educação UNISUAM também vai marcar o lançamento do “Selo Ecopráticas” e do Relatório Social – Edição 2011 da Instituição.
O Planetário do Rio de Janeiro fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea. Inscrições e outras informações pelo http://www.unisuam.edu.br/hotsite/forumunisuamdeeducacao/.