Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O especialista em filosofia helenística e romana da Universidade de Paris IV-Sorbonne, Carlos Lèvy, estará na UFJF para participar de uma conferência com o tema “Santo Agostinho e o Ceticismo”. A apresentação, que será realizada no dia 6 de junho, às 19h30, no Auditório da Faculdade de Letras, integra a III Jornada de Estudos Clássicos, promovida pelo Bacharelado em Latim da Faculdade de Letras.
A palestra será aberta ao público e proferida em português.

O professor da Sorbonne vai analisar textos de Santo Agostinho e, por meio deles, apontar a postura do filósofo no combate ao ceticismo. “Sua visão era diferenciada para sua época, porque ele admite que, para combater o ceticismo, é preciso usar argumentos racionais, e não apenas argumentos teológicos e de fé. Esse é um projeto que vai depois servir de inspiração para os racionalistas que viriam depois dele, como Descartes”, explica a professora do Bacharelado em Literatura Latina, Neiva Ferreira.

Ainda segundo a professora, o tema “Santo Agostinho e o Ceticismo” à primeira vista, parece interessar apenas a área da filosofia, mas, na verdade, é relevante para as demais Ciências Humanas, inclusive para a Literatura.

“Todos assuntos hoje são muito importantes para os estudos da Faculdade de Letras, principalmente para quem trabalha no sentido de entender as vinculações culturais nos textos. Isso amplia o interesse por documentos da cultura de épocas e linhas de trabalho diferentes. É o que acontece quando Letras, Literatura especialmente, mas também a Linguística, se interessa por textos de filosofia, de história, de antropologia e assim por diante”.

Para Neiva Ferreira, o ceticismo é uma linha filosófica polêmica, uma vez que ela foi muitas vezes combatida e desencadeou, em alguns momentos da história, uma certa rejeição.

“As pessoas costumam pensar que, para fazer filosofia, é necessário acreditar em alguma coisa. Por ser um tema tão controverso, mesmo pessoas que não trabalham em alguma área relacionada à filosofia ou literatura têm uma certa curiosidade para saber o que afinal é esse ceticismo e como um padre da igreja respeitado como Santo Agostinho lidava com o tema”.

Segundo Neiva, é um privilégio ter ena UFJF a presença do professor Carlos Lèvy, não apenas por se tratar de um estudioso de uma universidade estrangeira e de renome como a Sorbonne, “mas porque é um privilégio ouvi-lo, ele é um especialista muito respeitado no mundo todo”.

A palestra também terá a presença de alguns professores e alunos que poderão servir como intérpretes, caso haja necessidade de traduzir alguma pergunta ou questão que não fique bem entendida.

O palestrante

Carlos Lèvy, professor de Língua e Literatura Latinas da Universidade de Sorbonne, é fundador do Centro de Estudos sobre a Filosofia Helenística e Romana na Universidade de Paris-Val de Marne. Atualmente, é responsável pela equipe de pesquisa “Roma e seus renascimentos”. É autor de numerosas publicações sobre Cícero, Philon de Alexandria, o ceticismo antigo e a retórica. Ele pesquisa também as diversas versões do ceticismo moderno e contemporâneo e Michel Foucault. Seu livro “Cicero Academicus” recebeu, em 1993, o prêmio Victor Cousin da Academia de Ciências Morais e Políticas.

Outras informações: (32) 2102-3150 – Faculdade de Letras