O workshop na Udesc abordará o Design Universal na aprendizagem, com enfoque na experiência latinoamericana e no atendimento educacional especializado da pessoa com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no Brasil.
O workshop terá palestra de Maria Bove Valverde, consultora da UNESCO e da escola americana para cegos Perkins (Perkins School for the Blind), a primeira escola para cegos nos Estados Unidos; e das pedagogas Shirley Maia, sócia fundadora da Associação Educacional Para Múltipla Deficiência (Ahimsa) e presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial; Sandra Mesquita, integrante da Ahimsa e do Grupo Brasil; e Vula Maria Ikonomidis, coordenadora pedagógica da Ahimsa.
Ensino colaborativo, design universal de aprendizagem, e recursos e procedimentos no atendimento e atenção às famílias e às escolas, serão os temas abordados nas palestras. O evento é aberto à comunidade interna e externa da universidade, com vagas limitadas, e os interessados em participar devem realizar inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O evento tem por intuito promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais, estudantes e pesquisadores na área de Design Universal. O workshop será gratuito e terá espaço para difundir as diretrizes da UNESCO quanto à aplicabilidade do Design Universal na aprendizagem em espaços de educação formal. Abordará, também, as ações já desenvolvidas na região de Florianópolis.
Sobre o Design Universal
O Design Universal (Universal Design) foi definido pelo Centro para o Design Universal, da universidade americana North Caroline State University, como o design de produtos e ambientes para serem utilizados por todas as pessoas, na maior medida possível, sem a necessidade de adaptação ou design especializado.
São sete princípios a serrem considerados no Design Universal: uso equiparável, uso flexível, uso simples e intuitivo, informação perceptível, tolerância para o erro, baixo esforço físico, e tamanho e espaço para aproximação e uso.