Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Em tempos em que a expectativa de vida é cada vez maior e, por outro lado, o número de acidentes também aumenta, os estudos que aliam Engenharia e Saúde são muito bem-vindos para dar lugar a novas tecnologias e metodologias que ofereçam melhor qualidade de vida. Tendo isso como premissa, o Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) oferece nos dias 18 e 19 de maio o inédito workshop “Escola de Engenharia Biomecânica I”, totalmente gratuito, que será realizado no Auditório Anchieta da universidade.
Pesquisadores renomados de dez universidades brasileiras participam do evento e prometem trocar as informações mais atualizadas sobre temas ligados a Ortopedia, Orofacial (dentistas), Fonoaudiologia, Medicina Cardiovascular, Cirurgia Plástica Estética, entre outros. Estudos sobre produção personalizada de ossos em titânio, fabricação de próteses cardíacas nacionais 50% mais baratas que as importadas, diagnóstico de câncer de mama usando fotografias térmicas que detectam a doença antes mesmo de ela se manifestar, impulsos elétricos que permitem a paraplégicos ficarem de pé e pesquisas sobre envelhecimento que auxiliam médicos no preenchimento facial e rejuvenescimento são alguns dos assuntos que serão apresentados no evento.

A Escola é voltada para médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pesquisadores e alunos que tenham interesse no tema e conta com o apoio da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da CAPES. "Esta área é muito valorizada em universidades estrangeiras e o evento tem o objetivo de fomentar a pesquisa, motivando alunos e cientistas interessados nessa especialidade. Para isso, é importante mostrar o que tem sido feito no Brasil e os avanços na Engenharia Biomecânica", afirma Djenane Pamplona, professora do CTC/PUC-Rio, coordenadora do evento e uma das pioneiras na área, quando começou a estudar Engenharia Estrutural e biomembranas em 1990, na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

As inscrições são gratuitas, basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., confirmando sua participação no workshop.

Confira a programação:

Sexta-feira, 18 de maio (13h30 às 18h):

13h30 - Djenane Pamplona (PUC-Rio) – Métodos computacionais na análise de comportamento de biomembranas

14h - Priscilla Coppo (UFES) – O uso de pinos em dentes tratados endodonticamente e a problemática das fraturas

14h30 - Mildred Ballin Hecke (UFPR) – Critérios de fratura de biomateriais

15h – Coffee-break

16h30 - Flavia Bastos (UFJF) - Avaliação do desgaste dentário humano

17h - Fabiana Letta (UFF) - Aplicações de visão computacional em Bioengenharia

 
Sábado, 19 de maio (10h às 14h):

10h – Luciano Menegaldo (UFRJ) – Biomecânica muscular

10h30 - Aura Conci (UFF) – Uso de imagens infravermelhas em mastologia

11h - Cecília Zavaglia (UNICAMP) – Desenvolvimento de próteses personalizadas com auxílio de tecnologias aditivas

11h30 - Coffee-break

12h - Estevam Las Casas (UFMG) – Desenvolvimento de aparelhos de diagnóstico e tratamento da musculatura orofacial

12h30 - Cleudimar Araujo (UFU) – Aplicação da técnica de fotoelasticidade de transmissão na engenharia biomecânica

13h - Eduardo Fancello (UFSC) – Modelo de elementos finitos para o comportamento biomecânico do sacro-lombar