Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A PUCRS realiza mais uma edição do projeto Cafezinho Literário, em que personalidades da Universidade debatem sobre algum livro e autor que marcaram a sua vida, profissional ou pessoal. O neurocientista Iván Izquierdo é o convidado do dia 24 de maio, quando falará da obra do poeta argentino Jorge Luis Borges, de quem é leitor assíduo. A atividade tem entrada franca e ocorre das 13h às 13h30min na sala 308 do prédio 8 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre).
Em entrevista recente à Revista PUCRS Informação (www.pucrs.br/revista), Izquierdo reconhece o papel que a literatura teve nas suas escolhas. Além dos inúmeros artigos e dos sete livros científicos, também publicou onze obras literárias e ganhou o Prêmio Açorianos pelo livro de crônicas Tempo e Tolerância, em 1999.

Quando se trata de cuidar da memória, é categórico: leitura é o melhor exercício. "Ao ler, o cérebro faz um inventário de palavras em milissegundos, como um desfile mental de imagens, idiomas e conceitos. Não tem outra atividade intelectual tão intensa, que exija essa velocidade e pesquisa de tantos acervos de memória de diferentes tipos". A promoção é da Faculdade de Letras.