Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Castelo Branco, maior da Zona Oeste do Rio, promove, em maio, encontros especiais que retrata a realidade de mercado e os desafios para os atuantes das áreas de educação, saúde e social. Os cursos de Enfermagem, Serviço Social, Comunicação Social e Matemática apresentam, este mês, encontros acadêmicos que proporcionam a discussão de cada área entre alunos, especialistas e convidados.
O objetivo da Instituição é fazer com que todos se qualifiquem para o mercado de trabalho. Cada curso realiza eventos voltados às suas necessidades, proporcionando um intenso debate e troca de aprendizagem sobre os temas que são apresentados pela mídia e os que mais chamam a atenção dos alunos.

O curso de Enfermagem, o primeiro a se apresentar, abordou a segurança do paciente através de palestras, minicursos, mesa-redonda e debates. Foram discutidos os cuidados necessários que o profissional de Enfermagem deve ter ao se reportar a um enfermo. Tendo em vista o descaso com os mesmos em hospitais públicos e privados, o curso sentiu-se na obrigação de alertar aos presentes a maneira correta de tratamento para com os doentes.

 “A segurança do paciente é uma grande preocupação mundial. Estudos mostram que existem uma série de eventos adversos, que ocorrem após erros de profissionais da saúde no desempenho de suas funções diárias. O enfermeiro também está envolvido nesses casos. Portanto, achamos relevante focar neste tema nesses três dias, mostrando as grandes oportunidades para o aluno conseguir levantar aquilo que ele necessita para entrar bem no mercado”. Afirma Bruno Silva, um dos coordenadores do curso.

Para os estudantes e interessados em assistência social, o curso de Serviço Social vai debater a atuação deste profissional na contemporaneidade. Diferentes setores de assistência educacional, jurídica, social e da saúde estarão em debate. Serão apresentados filmes, palestras, workshops e oficinas. Os eventos deste curso acontecerão de 14 a 17 de maio.

Com o propósito de conexão, o curso de Comunicação Social tem o intuito de discutir a tecnologia e a informação como ferramentas de comunicação. Através de minicursos, palestras e debates, especialistas de jornalismo e publicidade debaterão o perfil do comunicador do século XXI. Temas como produção audiovisual, comunicação empresarial, marketing pessoal, mídias sociais, dentre outros serão apresentados. A semana de comunicação vai de 21 a 25 de maio. Dentre os palestrantes, o curso destaca a participação do publicitário Lula Vieira no dia 21, às 18h.

Finalizado o mês, o curso de Matemática apostará nas tendências do matemático e os desafios do professor desta disciplina perante o novo perfil da educação brasileira. Torneios, oficinas, palestras e debates proporcionarão, de 28 a 31 de maio, uma intensa conversa sobre o mercado de trabalho para este curso.

Todos os eventos são abertos para a participação do público externo. A programação completa será lançada (de semana a semana) no site www.castelobranco.br.