A solenidade de abertura acontece na quarta-feira, às 9 horas, no Barros Barreto, e terá participação de autoridades e profissionais de saúde de Belém.
A parceria com a Universidade de Parma no I Simpósio Brasil-Itália é fruto de diversas negociações que estão sendo feitas entre Barros Barreto e instituições internacionais. Segundo o médico Eduardo Leitão, além da cooperação técnica, uma dos objetivos dos convênios é abrir caminho para que o hospital se torne também uma referência internacional, na condição de instituição acadêmica e de pesquisa.
Leitão explica que já foi firmado o primeiro convênio com a Universidade do Novo México (EUA), que tem ainda a parceria Governo do Pará, e vai atender inicialmente o Programa de DST/Aids e Hepatites Virais através do Projeto Echo, o primeiro projeto fruto dessa parceria, para atuar no desenvolvimento de novas tecnologias de saúde, em especial a da Telemedicina, que permite a troca de conhecimento entre os profissionais daquela instituição e profissionais de saúde de todo o Pará.
Segundo Eduardo Leitão, também está sendo negociado um convênio com o Campus da Universidade Paris 7, na França, para diversos projetos, além de Parma, na Itália, instituição com a qual, além deste simpósio, o Barros Barreto pretende firmar convênio para um intercâmbio maior. “Temos uma proposta que em agosto seja realizado outro simpósio, mas desta vez lá em Parma, sendo transmitido para os nossos profissionais aqui do Pará. Estamos negociando diversos convênios de cooperação técnica com diversas instituições internacionais com o objetivo maior de também internacionalizar o Barros Barreto”, explica o diretor.
O projeto Echo, em cooperação com a Universidade do Novo México, foi lançado no último dia 24 de abril durante o XVI Congresso Médico Amazônico, e no primeiro momento será destinado a ampliar e interiorizar o atendimento a infectados pelo vírus HIV/Aids e hepatites virais, levando ao aprimoramento dos serviços já existentes, assim como o incentivo para a ampliação de novos serviços para assistência à saúde no Pará, em parceria com o governo estadual.
Atualmente, a rede pública de serviços estaduais em DST/AIDS dispõe de 60 centros de testagem e aconselhamento e 18 serviços de assistência ambulatorial especializada. A nova tecnologia da Telemedicina, que já está em funcionamento no Barros Barreto, vai apoiar os municípios na implantação e implementação da rede existente, e disponibilizará através da telemedicina a ferramenta necessária em educação permanente e especializada, para assistência aos portadores de DST/AIDS e Hepatites Virais.
“A base de um atendimento médico é a troca de informações sobre a saúde de um paciente. Neste atendimento podem estar envolvidos, além do paciente, diversos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, pessoal de laboratório, etc. Há numerosas maneiras de executar estas trocas, através de viodecurso, com trocas de de experiências realizadas através de processos digitais”, explica o médico Eduardo Leitão.
Segundo ele, a Telesaúde é justamente a troca de informações sobre o paciente através de processos digitais à distância fazendo-se uso de sistemas de telecomunicações, já que o sistema é a forma mais prática e rápida para aumentar a capacidade de atendimento e infraestrutura, oferecendo a verdadeira universalização no atendimento a toda população, independente de morar na área metropolitana ou no interior do Estado.
Tecnologia - Para implantar a tecnologia da Telesaúde e Telemedicina com base tecnológica no Barros Barreto, que permitiu o convênio inicial com a Universidade do Novo México, o Hospital passou por toda uma reestruturação em seu parque tecnológico e de equipamentos.
Foi montada no Barros Barreto uma sala de transmissão através de fibra ótica, para transmissão on line de videoconferências e videocursos, tanto partindo da Universidade do Novo México para o Barros Barreto e outras localidades, como Marabá, onde o serviço já está funcionando, como de cursos promovidos em Belém, para que os profissionais daquela Universidade acompanhem o que está sendo feito na Amazônia em relação ao tratamento dessas doenças.
Além da informatização, o Hospital João de Barros Barreto também adquiriu novos equipamentos para todo o Hospital, que também passou por uma série de obras, já em fase de conclusão, para a instalação dos equipamentos novos.
Serviço: As inscrições para o I Simpósio Brasil – Itália, módulo Pneumologia, estão abertas para profissionais de saúde no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), na Coordenadoria de Atividades Acadêmicas. Informações pelo telefone (91) 3201-6653. As inscrições também podem ser feitas no Hospital Divina Providência, localizado na avenida João Paulo II, em Marituba (PA). Informações pelo telefone (91) 4005-6100..