Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
handicapNesta quinta-feira (26), os Direitos da Pessoa com Deficiência estarão em pauta na I Conferência Municipal de Coronel Fabriciano sobre o assunto. O evento será realizado no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), das 12h às 18h, no Auditório Otton Fava, no campus universitário de Coronel Fabriciano.
Abordando o tema “Um olhar através da convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência: novas perspectivas e desafios”, a conferência reunirá 52 delegados eleitos a partir de quatro pré-conferências, realizadas para assegurar a representatividade do evento.  Durante a conferência serão definidos os seis delegados e as cinco propostas que representarão o município durante a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada em junho, em Belo Horizonte.

Para a professora Stela Maris Bretas Souza, vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e uma das organizadoras do evento, a conferência representa um espaço ímpar de mobilização em prol da garantia dos direitos da pessoa com deficiência. “As eleições dos representantes e das propostas de trabalho vinculadas ao município são um grande avanço na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, pois assegura a legitimidade deste órgão deliberativo, que trabalhará pela implementação de políticas públicas que satisfaçam os anseios e necessidades destes cidadãos”, comenta.

Programação

A conferência tem início às 12h, com o credenciamento dos participantes. Em seguida, compõe-se a mesa de abertura onde estarão reunidas autoridades municipais e representantes do Unileste. Integram a mesa de autoridades o prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões, a secretária de governo, Rosângela Mendes Alves, a secretaria de Assistência Social, Júlia Restori, e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Patrícia Nunes Silva Elias, além do reitor do Unileste, doutor Genésio Zeferino da Silva Filho.

Após o pronunciamento da mesa, segue o programa da conferência com a leitura e a aprovação do regimento do conselho. Às 14h, começa a palestra “Convenção sobre Direitos da Pessoa com Deficiência: novas perspectivas e desafios”, que será apresentada pelo sociólogo Carlos Roberto Beto da Silva, presidente da Associação de Deficientes Físicos do Oeste de Minas (Adefom).  

Mais tarde, às 15h, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalhos para a discussão dos eixos temáticos: “Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional”; “Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia”; “Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses” e “Segurança, acesso à justiça e padrão social adequados”. Desses debates sairão as propostas a serem levadas ao encontro estadual em Belo Horizonte.

Fechando a programação, haverá a realização da plenária final e a escolha dos seis delegados que representarão o município. O evento é uma organização conjunta do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Coronel Fabriciano, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Unileste por meio da coordenadoria de Extensão e dos cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário.

Participam da Conferência representantes de órgãos públicos, delegados do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representantes de entidades e organizações da sociedade civil, professores do Unileste e ainda estudantes da disciplina Educação Inclusiva do curso de Pedagogia e colaboradores deficientes que atuam no Centro Universitário.

Serviço

26/4 - I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Coronel Fabriciano

12h - Auditório Otton Fava, campus de Coronel Fabriciano