Neste contexto, será discutido o uso das partículas como instrumentos de prova dos eventos cataclísmicos, que ocorrem no universo, pois o estudo de partículas cósmicas com altíssimas energias traz informações sobre a física das partículas em escalas além das que é possível produzir em laboratórios.
O Prof. Shellard também apresentará alguns dos aceleradores que estão em gestação e, também, os observatórios de partículas cósmicas que estão em planejamento.
A palestra é gratuita e será transmitida em tempo real.
Mais informações:
http://www.iearp.blogspot.com.br/2012/03/fisica-das-altas-energias.html
Professor Ronald Cintra Shellard: Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1973) e doutorado em Física pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (1978). Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Faz parte da colaboracão que opera o Observatório Pierre Auger, na Argentina, dedicado ao estudo dos raios cósmicos de energia ultra-alta. Tem seu nome associado a mais de 270 trabalhos publicados em revistas científicas, com um número de citações maior do que 7500. É, atualmente, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física.