Francavilla traduziu para o italiano, entre outras obras, os livros Budapeste e Leite Derramado, do escritor, compositor e músico Chico Buarque; De Profundis, do português José Cardoso Pires; e Cartas de Amor de Ofélia a Fernando Pessoa, da também portuguesa Ophélia Queiroz. Ele ensina literatura portuguesa e brasileira no Departamento de Filologia e Crítica Literária da Universidade Siena.
Crítico literário e autor de diferentes livros em italiano sobre cultura e literatura em países lusófonos, estudou escritores como os brasileiros Rubem Fonseca, Gil Vicente e Paulo Lins; os portugueses Fernando Pessoa e António Lobo Antunes; e os angolanos Luandino Vieira e Pepetela (Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos). Atualmente, tem dedicado atenção especial à literatura caboverdiana.
A disciplina que ele ministrará na Unesp, intitulada Introdução às Literaturas Africanas Lusófonas, será apresentada em português e valerá quatro créditos. Eles poderão ser somados aos créditos de outra disciplina de mesma carga horária a ser oferecida no segundo semestre de 2012.
As aulas abordarão a literatura africana pós-colonial; a relação Portugal-África; a emergência e o desenvolvimento das literaturas africanas de expressão portuguesa; as relações entre Brasil e a África lusófona; a guerra colonial; e a discussão de obras de diferentes autores.
A iniciativa de trazer o professor Francavilla à Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Câmpus de Assis, integra o projeto de internacionalização dos programas de pós-graduação da Universidade, conduzido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. No PodCast Unesp, o professor da FCL Benedito Antunes falar sobre a importância da visita. Ouça aqui.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou o telefone (18) 3302-5809.