A pesquisadora irá abordar, em quatro encontros, as questões e opções relacionadas ao trabalho do ator diante dos avanços tecnológicos e das novas mídias emergentes, que estão acarretando grandes transformações na apreensão e na representação do próprio real, exigindo do teatro uma adaptação de seus meios expressivos diante desse universo cambiante.
As palestras têm início às 14 horas e se encerram às 18 horas, todos os dias (com intervalo), sendo abertas aos interessados em geral. Elas serão ministradas em francês e haverá tradução simultânea. Serão fornecidos certificados de participação aos alunos da graduação e pós-graduação da UDESC que comparecerem ao evento.
Programação:
19/3 (segunda) – Os Anos 20, as vanguardas históricas e o cinema: Rússia e Alemanha.
20/3 (terça) – Os anos 60: EUA e Europa e as novas tecnologias – o teatro e a pesquisa tecnológica: Dois casos: Jacques Polieri e Josef Svoboda (Tchecoslováquia).
21/3 (quarta) – Dos anos 80 a 2000 na Europa. As novas experimentações (Peter Sellars, G.B. Corsetti e as pesquisas italianas).
22/3 (quinta) - Duas vozes contemporâneas: os teatros fantasmagóricos e os teatros documentais.
Beatrice Picon-Vallin é uma autoridade no âmbito dos estudos teatrais e da pesquisa acadêmica. Ela é doutora pela Sorbonne Nouvelle e lecionou em Paris III, além de pesquisadora do CNRS-Centre National de Recherche Scientifique. É professora de história do teatro no Conservatório Nacional Superior de Arte Dramática de Paris. No campo editorial, dirige três coleções: Arts du Spetacle (no CNRS), thXX (editora L'Age d'homme) e Mettre en scène( editora Actes Sud-Papiers, Arles).
Especialista em teatro do século XX, suas pesquisas incluem a história do teatro russo, as questões relativas ao teatro europeu do século XX, à encenação, ao trabalho do ator, incluindo ainda as relações entre cena e imagem (cinema, vídeo, novas tecnologias), a pedagogia do trabalho de cena e a relação com as neurociências.
Seu livro Meyerhold recebeu o prêmio de melhor livro de teatro atribuído pelo Sindicato da crítica dramática e musical. Ela selecionou e traduziu para o francês quatro volumes dos Escritos Sobre Teatro, de Meyerhold (editora L'Age d'homme, 1973-2001). No Brasil, ela tem dois livros publicados: A cena em ensaios (Perspectiva, 2008) e A arte do teatro – entre tradição e vanguarda (Teatro do Pequeno Gesto, 2006); além de artigos em periódicos especializados.
Serviço
PPGT promove Ciclo de Palestras "As novas teconologias e o trabalho do ator"
com Beatrice Picon-Vallin
De 19 a 22 de março
No Auditório do Bloco Amarelo- Centro de Artes da UDESC – Av. Madre Benvenuta, 1907.
Evento aberto ao público
Mais informações
Telefone (48) 3321.8353
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.